Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Frenlogi, NTU e governo tratam do transporte de passageiros

Frenlogi, NTU e governo. Dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelo setor de transporte de passageiros, no país, por conta da pandemia, foi motivo de audiência entre representantes do setor e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nessa quinta-feira, 16.

Com efeito, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) está reivindicando do governo federal a aquisição de créditos eletrônicos de transporte (passagens) pelo Governo Federal.

De acordo com a proposta, os créditos poderiam ser reservados aos programas sociais do Governo. Sobretudo, para utilização futura dos seus beneficiários no transporte público urbano e de caráter urbano por ônibus. Dessa forma, englobando os sistemas municipais, metropolitanos e de aglomerados urbanos.

Segundo a proposta da NTU, o Governo Federal destinaria R$2,5 bilhões por mês para aquisição dos créditos eletrônicos de passagens. Dessa forma, enquanto perdurar a crise do COVID-19.

De acordo com os empresários, esse seria o valor necessário para equilibrar custos e receitas no setor e para manter em funcionamento mínimo o transporte público por ônibus. A redução na movimentação de passageiros observada nas últimas semanas é da ordem de 80%.

Frenlogi

Em nome da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) que preside o organismo, e que intermediou a conversa, alertou o ministro sobre o tamanho da aflição vivida pelo empresários dos transportes urbanos.

Para o presidente da NTU, Otávio Cunha, as medidas propostas pelos empresários dos transportes urbanos revelam-se como única forma de manter a operacionalização do setor. Assim, por força do quadro bem desfavorável à preservação das empresas e dos empregos.

Reconhecendo a necessidade das empresas de transportes urbanos de passageiros, o ministro Rogério Marinho garantiu que vai encaminhar a reivindicação ao Ministério da Economia e ao presidente Jair Bolsonaro.

Também em sua fala, o ministro fez questão de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pela Frenlogi, e pelo seu dirigente máximo, o senador Wellington Fagundes. Dessa maneira, Marinho considerou a atuação do dirigente como fundamental para a preservação do setor logístico e de infraestrutura, no momento e para o futuro. diante da crise provocada pela pandemia.

Participaram da reunião entre Frenlogi e o Ministério do Desenvolvimento Regional:

FRENLOGI

Wellington Fagundes, Presidente da Frenlogi

Hugo Leal, Vice-Presidente da Frenlogi

Antonio Anastasia, Vice-Presidente da Câmara Aeroviária da Frenlogi

Edinho Bez, Diretor de Relações Institucionais da Frenlogi

Tiago Lima, Vice-presidente IBL

Vander Costa, Presidente da CNT

Valter Souza, Diretor de Relações Institucionais da CNT

Francisco Pelúcio, Presidente da NTC&Logística

Marcos Aurélio, Diretor da NTC&Logística

Back to top