Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Frenlogi integra comitiva de vacinação de trabalhadores portuários de Santos

Cerimônia simbólica de início das vacinações ocorreu nesta quinta-feira (27) e contou com presença dos ministros da Infraestrutura e da Saúde

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, senador Wellington Fagundes, juntamente com o vice-presidente do Instituto Brasil Logística, Tiago Lima, integraram a comitiva que esteve nesta quinta-feira (27) no porto de Santos, em cerimônia simbólica para o início das vacinações dos trabalhadores portuários.

A categoria, junto com os funcionários dos aeroportos, foi incluída no programa de imunização. A estimativa do Ministério da Infraestrutura é que 200 mil pessoas que trabalham em portos e aeroportos sejam vacinadas contra a Covid-19 em todo o país.

“A antecipação da vacinação dos trabalhadores portuários contra a Covid-19 atende importante reivindicação de diversos representantes do setor e da Frenlogi. Estes são profissionais que estão trabalhando de forma incansável para manter os nossos portos produtivos e com entregas de alta eficiência. Imunizá-los contra a Covid-19 é garantir a segurança destes trabalhadores e de suas famílias para que continuem movimentando nossa economia”, destacou o senador Wellington Fagundes.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também participaram da cerimônia que ocorreu na sede da Santos Port Authority, a autoridade portuária de Santos.

Para Tarcísio Gomes de Freitas, estes trabalhadores encontram tripulações do mundo inteiro, e a vacinação torna-se também importante como barreira sanitária para o país.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou ainda que a imunização dos trabalhadores dos terminais que possibilitam a movimentação de pessoas e produtos é uma forma de conciliar o combate à doença com a manutenção da atividade econômica.
“Vocês ajudam a movimentar a economia do Brasil trazendo insumos que são úteis para a saúde e para os brasileiros se recuperarem desta doença”, concluiu o ministro Queiroga.

Apenas 30 trabalhadores receberam a primeira dose da vacina durante a cerimônia, que continua a partir de terça-feira (1).

Vacinação de rodoviários e outras categorias da logística nacional

Considerados prestadores de serviços essenciais para o desenvolvimento do país, os profissionais da área de transporte foram incluídos no grupo prioritário na campanha de vacinação do Ministério da Saúde (MS) contra a Covid-19, em janeiro de 2021.

O Presidente da Frenlogi, que também é relator da Comissão Temporária da Covid-19 no senado, destacou que agentes de navegação e práticos também devem ser incluídos assim que possível no plano de imunização: “as vacinas representam segurança sanitária e a manutenção da economia brasileira. Profissionais dos setores rodoviário, ferroviário, portuário, aquaviário e aéreo precisam ser vacinados. Nós da Frenlogi estamos trabalhando para antecipar as vacinações e garantir que a cadeia logística brasileira continue crescente e apresentando excelentes resultados, mesmo no cenário de restrições da pandemia”, ressaltou Fagundes.

Por Liara Abrão

Back to top