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Frenlogi e IBL promovem almoço com parlamentares, lideranças e executivos da Valec no Senado

Durante o 1º evento da Frenlogi em 2022, IBL e Valec assinaram memorando de intenções para desenvolverem uma plataforma de monitoramento de construção da FICO

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e o Instituto Brasil Logística (IBL) promoveram nesta quarta-feira (6) o 1º Almoço da Frenlogi em 2022 no Senado Federal. O evento reuniu deputados, senadores e autoridades da Valec – entre elas, o Diretor-Presidente, André Kuhn, e o Diretor de Empreendimentos, Washington Lüke.

O evento ocorreu na sala de reuniões do gabinete do presidente da Frenlogi, Senador Wellington Fagundes (PL-MT). Participaram o Senador Eduardo Gomes (PL-TO), vice-presidente da Câmara de Energia e Hidrovias da Frenlogi; Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da Câmara de Armazenagem; Deputado Diego Andrade (PSD-MG), vice-presidente da Câmara Rodoviária; Deputado Pedro Uczai (PT-SC), vice-presidente da Câmara Ferroviária; Deputado Júlio Lopes (PP-RJ), vice-presidente da Câmara de Portos; Deputado Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da Frenlogi; além do Deputado Mauro Lopes (MDB-MG). Também estiveram presentes o empresário Roberto Oliva, Presidente do Conselho Gestor do IBL e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); e Tiago Lima, Diretor Executivo do IBL.

Parceria IBL e Valec
Durante o almoço, o Instituto Brasil Logística (braço técnico da Frenlogi) e a Valec – empresa pública ligada ao Ministério da Infraestrutura e que tem por função social a construção e exploração de linhas férreas – assinaram um memorando de intenções para a criação de uma “plataforma online e interativa para acesso à informação sobre dados gerais da Ferrovia de Integração Centro-Oeste – FICO”, de acordo com o documento.

A FICO é vista como fundamental nos planos do Governo Federal para expandir a capacidade logística do Brasil. A linha vai oferecer aos produtores agropecuários e minerais das regiões Norte e Centro-Oeste uma nova opção para escoar a produção aos portos brasileiros. O primeiro trecho da ferrovia terá cerca de 383 quilômetros de extensão e vai ligar o município mato-grossense de Água Boa até Mara Rosa (GO). A obra está orçada em mais de R$ 8 bilhões, e será executada em parceria da Valec com a mineradora Vale, como forma de compensação após a multinacional ser beneficiada pela prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

A intenção do IBL e da Valec é unir esforços e competências para elaborar um sistema online que permita compilar informações em tempo real sobre a construção da FICO e conceder acesso rápido a gestores públicos, parlamentares e sociedade civil.

Durante o almoço, os parlamentares reafirmaram seu compromisso de trabalhar em conjunto para buscar mais recursos para a infraestrutura brasileira e aprimorar legislações que destravem investimentos e obras.

“Essa frente parlamentar mista reúne mais de 100 deputados e senadores de partidos, estados e visões políticas diferentes – sejam eles governistas ou de oposição. O mais importante é que nós possamos continuar trabalhando juntos em 2022 para desenvolver a infraestrutura nacional, gerar empregos e acelerar a economia do Brasil”, avaliou o presidente da Frenlogi, Senador Wellington Fagundes (PL-MT).


Fonte: Rafael Oliveira, analista de comunicação da Frenlogi e do Instituto Brasil Logística.

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