Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Equipe Porto Tech vence 2ª edição do Porto Hack Santos

Maratona de inovação foi realizada pela ABTRA, nos dias 30 e 31 de julho, em Santos

Com o tema “Conectividade Exponencial”, a maratona de inovação conhecida como Porto Hack Santos reuniu 50 competidores em dois dias de evento realizado no Terminal Concais em Santos, nos dias 30 e 31 de julho. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados – ABTRA, mantenedora do Instituto Brasil Logística, e organizada pelo Instituto AmiGU.

 Divididos em dez times, equipes enfrentaram um primeiro desafio ligado ao projeto de port community system (PSC) – para a falta de precisão no momento de atracação de navios. Os competidores puderam conferir de perto os gargalos logísticos do Porto durante um passeio pelo canal do estuário e na sequência receberam os detalhes dos dois desafios que seriam enfrentados. Já o segundo desafio foi disputado, mentorado e julgado exclusivamente por mulheres, a fim de prospectar novos modelos de negócio para recintos alfandegados

A equipe campeã ‘Porto Tech’ propôs entregar ao operador portuário informações públicas em um único lugar para tomada de decisões estratégias de forma antecipada e receberá o prêmio de R$ 25 mil além apoio técnico e comercial para inserir a solução tecnológica no mercado.

Além da Porto Tech, participaram da competição de 35 horas, as equipes: Desafio Comex, M&N, Ressignificando do porto a porta, Multihack, The bing, Easycomex, PCS, Catossihub, SPA Internship, Ocean4cast e Abacateam.

EXPO “UM PORTO PARA O FUTURO”

Em paralelo à maratona tecnológica, a Expo “Um porto para o futuro” discutiu, ao longo dos dois dias, os temas inovação, transformação digital e equidade de gênero, em painéis formados na maioria por lideranças femininas de todo o país.

Estiveram presentes a diretora da Antaq, Flávia Takafashi; a diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap; a coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA/MINFRA, Fernanda Machado; a VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX, Carolina Marchioli; a fundadora do Juicy Hub, Ludmilla Rossi; a gerente jurídica da EMAP/Porto do Itaqui, Gabriela Heckler; a gerente de marketplace do Magazine Luiza, Flávia Marcon; e a CIO da Cisa Trading, Beatriz Rinn.

Além dos painéis, a jornada contou com apresentação de soluções tecnológicas pelas empresas patrocinadoras. Também foram ministradas pelo Instituto AmiGU duas oficinas voltadas a jovens de comunidades de baixa renda para inseri-los no mercado de trabalho portuário e no campo da tecnologia.

O prêmio à equipe campeã do hackathon será entregue na abertura do Fórum Santos Export, nesta quarta-feira (3/08), às 18 horas, no Sofitel Guarujá Jequimar.

Confira a galeria de fotos do evento.

Fonte: Ascom ABTRA

Back to top