Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Diálogo na Rádio Santa Cecília destaca a importância do fortalecimento da relação Porto x Cidade em Santos, com a participação de líderes do setor portuário

A entrevista aconteceu na rádio Santa Cecília, no Programa ZR News, no quadro Porto News. Entusiastas do setor portuário discutiram a temática do fortalecimento da relação entre Porto x Cidade.

O diretor-executivo do SOPESP e Presidente do Conselho do Instituto Brasil Logística – IBL, Ricardo Molitzas, esteve presente na manhã desta quinta-feira (20) na Rádio Santa Cecília em Santos/SP, no quadro “Porto News” do programa “ZR News”, falando sobre a importância do fortalecimento da relação Porto x Cidade com a ação integrada de políticas públicas e sociedade civil, com a participação das empresas do porto, como o Parque Valongo e outras parcerias.

A entrevista contou, também, com as participações do presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, e do Secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi.

Molitzas que inclusive faz parte da Associação Comercial de Santos, destacou a importância da comunidade do setor portuário, envolvendo operadores portuários, órgãos de governo e o setor privado na promoção da pauta do setor portuário tanto no âmbito estadual quanto federal.

“Precisamos coordenar ações entre municípios, governo estadual e governo federal para que o ambiente do setor portuário funcione, trazendo um valor socioeconômico”, concluiu Molitzas.

A relação entre portos e cidades fomenta a alocação de recursos econômicos para a região da Baixada Santista, gerando empregos e oportunidades de negócios. O cenário de novos desafios é visto com otimismo, pois trará benefícios para a região.

O presidente da ACM, Mauro Sammarco elucidou que o Porto de Santos possui notoriedade em termos econômicos e que essa atuação alavancou outros setores da economia em questões comerciais com a participação das empresas portuárias.

“ A ACM faz esse elo entre Porto x Cidade por meio das universidades, empresas de saúde e demais setores da economia em trabalho conjunto com a prefeitura local”, finalizou.  

O Secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, exemplificou o Parque Valongo, que estava abandonado por décadas, mas agora possui um projeto de revitalização com investimento estimado em aproximadamente R$ 15 milhões de reais.

Esse projeto inclui a revitalização do Armazém 4 e a implantação de uma área de cultura e lazer nos Armazéns 5 e 6, previstos no Parque Valongo e financiados por meio de um termo de responsabilidade de implantação de medidas mitigatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil, empresa arrendatária de uma área portuária que abrigará o Terminal 11.

“Ações como essa de revitalização do Parque Valongo fazem com que a cidade compreenda melhor a importância do porto”, finalizou Orlandi.

A Frente parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – Frenlogi está engajada com mais de 300 parlamentares no avanço das pautas do setor portuário e possui uma câmara temática de portos e navegação, sob a coordenação do Deputado Federal Carlos Chiodini (MDB/SC).

O diálogo no Porto News também destacou a necessidade de melhoria das condições da Avenida Perimetral, considerada insatisfatória, e, no âmbito nacional, enfatizou a importância da renovação do Reporto para a competitividade do setor.

Fonte: ZR News

Entrevista Rádio Santa Cecília, ZR News
Back to top