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Conselheiro do IBL participa da 11ª Sessão do Subcomitê de Navegação, Comunicações e Busca e Resgate da IMO

O conselheiro do IBL e Ex-Diretor-Presidente do Instituto Praticagem do Brasil, Marcelo Cajaty, compôs nesta quinta-feira (13) a delegação brasileira que participou da 11ª Sessão do Subcomitê de Navegação, Comunicações e Busca da Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês).

Durante a sessão, a IMO recomendou  adoção de duas áreas a serem evitadas, conhecidas como ATBA (do inglês, areas to be avoided), por navios mercantes em trânsito na Bacia de Santos onde são desenvolvidas atividades de exploração de óleo e gás. A proposta, submetida pela delegação brasileira, visa ampliar a segurança da navegação e prevenir incidentes com possível impacto sobre o meio ambiente marinho.

A proposta ainda será apreciada  adoção de duas áreas a serem evitadas, conhecidas como ATBA (do inglês, areas to be avoided), por navios mercantes em trânsito na Bacia de Santos onde são desenvolvidas atividades de exploração de óleo e gás. A proposta, submetida pela delegação brasileira, visa ampliar a segurança da navegação e prevenir incidentes com possível impacto sobre o meio ambiente marinho.

A proposta incluiu análise de risco de colisão entre navios e as plataformas de exploração na Bacia de Santos, elaborada pela Sociedade Classificadora Det Norske Veritas (DNV), e avaliação do impacto ambiental em caso de eventual derramamento de óleo proveniente dessa colisão, conduzida pelo Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello, da Petrobras (CENPES).

A recomendação da IMO deve afetar as rotas dos navios mercantes, que deverão prever o desvio das áreas estabelecidas. Atualmente, há pelo menos 29 rotas identificadas dentro ou nas proximidades da Bacia de Santos, onde transitam cerca de 200 navios mercantes não envolvidos com exploração de óleo e gás, por mês. Na região também operam atualmente 25 plataformas, à distância de 150 a 300 quilômetros da costa, que são apoiadas por cerca de 400 navios especializados.

Sobre a IMO

A Organização Marítima Internacional é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) responsável pela regulamentação do transporte marítimo. Ela foi estabelecida após acordo em conferência da ONU realizada em Genebra, em 1948, reunindo-se pela primeira vez em 1959. O Brasil é um dos 176 Estados membros e a Marinha do Brasil é, desde 2000, responsável pela atuação da Representação Permanente do Brasil na IMO, cujo papel é defender os interesses nacionais naquele organismo.

(Com informações da Agência Marinha de Notícias)

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