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Empresa aérea brasileira Azul é premiada como a melhor do mundo

Uma notícia pegou de surpresa e agradou em cheio o setor aéreo nacional. Pela primeira fez, uma empresa aérea foi escolhida como a melhor companhia aérea do mundo. A laureada foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras com o prêmio TripAdvisor Travellers’ Choice Awards de 2020.

A concessão do prêmio foi feita pela Tripadvisor.com um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Criado em 2000, o TripAdvisor conta com 350 milhões de usuários ativos e 190 milhões de avaliações publicadas. Ele é o maior expoente do que pode ser chamado de boca a boca virtual.

A Azul também recebeu mais cinco premiações da TripAdvisor, nas categorias de melhor companhia aérea da América Latina, melhor companhia aérea do Brasil, melhor companhia do mundo na categoria econômica, melhor empresa na categoria econômica na América Latina e melhor companhia aérea de baixo custo da América Latina.

Conforme descreve em seu site a Tripadvisor, a Azul (AD) é uma companhia aérea de baixo custo brasileira que voa para cerca 100 destinos domésticos. Apesar de servir grandes mercados, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, o grosso de seus destinos são os mercados menores, desamparados por outras companhias.

Ela também possui um voo para Fort Lauderdale e acordos de Codeshare com a Star Alliance e a United Airlines (UA). Os hubs da empresa estão localizados no Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), Aeroporto Internacional Tancredo Neves (CNF) e Aeroporto Santos Dumont (SDU).

Frota

Sua frota conta com cerca de 150 aeronaves, incluindo aviões Airbus, ATR e Embraer. A maioria das aeronaves é configurada com uma única cabine de Classe Econômica, mas algumas também têm uma cabine de Classe Executiva.

A premiação da Tripadvisor é baseada na opinião dos milhares de viajantes do mundo inteiro que utilizam das informações do site e, ao mesmo tempo, expõem opiniões sobre empresas aéreas, hotéis, restaurantes etc, alicerçadas nas viagens de cada um.

A Azul obteve classificação final de 4,5 pontos, com destaque para itens como Atendimento ao Cliente, Limpeza e Check-in e embarque. Mas também muito altas em outros itens, a exemplo de Espaço-pernas, Conforto do assento, Entretenimento a bordo, Custo-benefício e comida e bebida.

Em um tuíte, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, cumprimentou a empresa: “Em um momento tão difícil para o setor, recebemos a notícia de que uma empresa brasileira foi eleita a melhor companhia do mundo. Parabéns à [Azul] e sua competente tripulação. Nossa obrigação é avançar cada vez mais para uma regulação que saiba ser eficiente sem ser impeditiva”.

Também o senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística (Frenlogi), fez questão de parabenizar a empresa. Segundo ele, “a premiação de uma empresa brasileira, assim, em primeiro lugar, no mundo, especialmente no setor de transportes, segmento da logística que atravessa problemas tão graves por conta da pandemia, é motivo de muita comemoração e de esperança, no sentido de que venhamos a superar todos os problemas que estamos vivendo”.

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