Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Enquanto cai o isolamento social cresce o número de infectados

Prova da forma como cai o isolamento social foi o grande número de pessoas aglomeradas no Lago Paranoá no final de semana

Matéria veiculada nesta segunda-feira, 27, pelo Correio Braziliense, dá bem uma mostra de como cai o isolamento social e suas consequências no número de infectados.

De acordo com o Correio, apenas na semana que passou, a capital registrou 15.169 diagnósticos e 211 óbitos em decorrência da covid-19. Com os novos registros, o total de infectados chegou a 96.332 e o de vítimas, a 1.190. Enquanto a disseminação da doença aumenta, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) emitiu uma recomendação pedindo a interdição de um evento de grande porte na cidade.

Já nesta segunda-feira, 27, segundo o jornal, o Distrito Federal registrou mais 27 mortes de moradores por covid-19. Com os novos números, o total de mortes de residentes do DF chega a 1.220. Contando os óbitos de residentes de outras regiões, o número passa para 1.339.

Flagrante

Apesar do crescimento de casos, na tarde do último domingo o Correio percorreu ruas do Distrito Federal e flagrou aglomerações de pessoas, o que contraria as orientações dos órgãos de segurança.

Na Ponte JK, por exemplo, havia intensa circulação. Por meio de nota oficial, a Secretaria de Estado e Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) informou que, ontem, realizou fiscalização de feiras, como a dos Goianos, dos Importados, a de Samambaia e a da Estrutural, além dos espaços de lazer, como o Eixão, W3 Sul e Lago Paranoá.

Segundo a pasta, a força-tarefa checou o cumprimento das medidas de segurança sanitária. Desde o início da pandemia, ocorreram 107 autuações pela ausência do uso de máscaras.

Brasil

O problema da queda do isolamento e suas consequências nos números da Covid-19 atinge o país como um todo. As praias do Rio de Janeiro têm frequentemente sido exemplos desse relaxamento, e o resultado aparece em número de infectados. Pelo país inteiro acontece isso.

Conforme os números desta segunda-feira, 27, o Brasil contabilizou nas últimas 24 horas mais 685 mortes causadas pela infecção provocada pelo novo coronavírus. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. Com isso, a média móvel dos indica que o país teve 1.069 registros de óbito por dia na última semana. O total de vítimas da covid-19 chegou a 87.737.

Alertas

Mesmo prejudicadas pelos discursos políticos negacionistas, as medidas de isolamento social adotadas no Brasil, como a implementação do trabalho remoto e o fechamento do comércio e das escolas, ajudaram a reduzir pela metade a taxa de transmissão do novo coronavírus no Rio de Janeiro e em São Paulo.

É o que indica o estudo multinacional Evolution and epidemic spread of Sars-CoV-2 in Brazil (Evolução e disseminação epidêmica da Sars-CoV-2 no Brasil), que foi publicado na última quinta-feira, dia 23, na Science.

Enquanto isso, a transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. No início do mês, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a capacidade de transmissão do vírus pelo ar além de dois metros de distância, isto é, pela suspensão de partículas virais no ar e não apenas pelas projeções de gotículas de saliva. Contudo, segue a quebra do isolamento social no país e, conforme avisado pelos cientistas, cresce o número de infectados.

Back to top