Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

ANAC realizará consulta e audiência públicas sobre transporte aéreo de animais

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoverá uma sessão pública presencial em sua sede, em Brasília (DF), no próximo dia 2 de maio, às 14h, com o objetivo de ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o transporte aéreo de animais.

Além da audiência pública, a ANAC abrirá uma consulta setorial para coletar contribuições que possam aprimorar os procedimentos de transporte de animais e trazer melhorias para a Portaria nº 12.307, de 25 de agosto de 2023. A consulta terá duração de 15 dias, começando em 29 de abril e encerrando em 13 de maio.

Esse processo de participação social segue diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com a ANAC, para aperfeiçoar os procedimentos relacionados ao transporte aéreo de animais. Dentro do âmbito da consulta setorial, a Agência espera receber propostas e sugestões das companhias aéreas que oferecem esse tipo de serviço no país.

As inscrições para a sessão pública estão abertas. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da ANAC no YouTube a partir das 14h. As pessoas interessadas em fazer manifestações verbais durante a sessão devem se inscrever através do e-mail secretaria.geral@anac.gov.br até as 11 horas do dia 2 de maio de 2024, e devem identificar a empresa ou entidade que representam, quando aplicável.

Aqueles que desejam fazer manifestações verbais devem informar, no ato da inscrição, se sua participação será presencial, na sede da ANAC em Brasília (DF), ou virtual, por meio da ferramenta Microsoft Teams.

O formulário para envio de sugestões por escrito e outros documentos relacionados à consulta pública setorial serão disponibilizados para acesso público no portal da ANAC a partir de 29 de abril.

Essa iniciativa da ANAC visa fortalecer a transparência e a participação da sociedade na definição das diretrizes para o transporte aéreo de animais, buscando garantir a segurança e o bem-estar desses animais durante as viagens.

(Com informações da Agência Nacional de Aviação Civil)

Back to top