Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos será Lançada no Porto do Itaqui durante o Intermodal

O panorama dos portos brasileiros está prestes a se transformar com o lançamento da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), marcado para a noite desta quarta-feira (6), durante o Intermodal em São Paulo. O evento, hospedado no estande do Porto do Itaqui, marca um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável para o setor portuário do país.

A iniciativa, impulsionada pela visão estratégica do Porto do Itaqui em parceria com a Valencia Port, é um marco. O Porto do Itaqui assume a vanguarda como o primeiro porto público do Brasil a aderir a um projeto tão inovador. Ao estabelecer um plano de descarbonização, abre-se espaço para uma colaboração sem precedentes entre os portos brasileiros e entidades do setor portuário.

“Acreditamos no potencial transformador dessa iniciativa e estamos empenhados em liderar o movimento em direção à descarbonização, contribuindo para uma mudança significativa em nosso cenário portuário nacional”, enfatizou Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui.

A Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos segue os passos bem-sucedidos da Aliança Espanhola, uma iniciativa que há três anos reúne portos para colaborar na descarbonização. O objetivo é promover um ambiente de compartilhamento democrático de experiências, benchmarking e informações, impulsionando pesquisas e discussões sobre questões técnicas e regulatórias no setor marítimo brasileiro.

O evento de lançamento já atraiu o interesse de 65 participantes de 37 empresas de todo o Brasil, incluindo organizações, sindicatos, associações de portos públicos e privados, ministérios dos portos e ANTAQ, entre outros. A Aliança visa acelerar a descarbonização do setor portuário brasileiro, incentivando a cooperação entre diversas entidades para alcançar um ecossistema mais adequado em termos de tecnologia e informação.

Um dos primeiros resultados tangíveis da Aliança é um programa destinado a consolidar e nivelar o conhecimento sobre descarbonização. Com a participação de 37 empresas, este programa representa um esforço conjunto para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades relacionadas à descarbonização do setor portuário brasileiro.

Declaração de Intenção de Ação Cooperativa

Para fortalecer a colaboração, entidades-chave como o Porto do Itaqui, Porto de Suape, Portos do Paraná, Porto do Açu, Porto Sudeste, Fundação Valencia, ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) e ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias) irão assinar a Declaração de Intenção de Ação Cooperativa. Esta declaração voluntária reforça o compromisso dessas entidades em impulsionar a descarbonização do setor portuário brasileiro por meio da colaboração e do compartilhamento de experiências.

“A transição energética é um desafio e uma grande oportunidade para os portos, públicos e privados. Ações que buscam integrar esforços e gerar colaboração, como a Aliança, são muito relevantes para o avanço dessa agenda no setor portuário brasileiro e, por isso, apoiamos a iniciativa”, destacou Vinicius Patel, Diretor de Administração Portuária do Porto do Açu (RJ).

(Com informações do Porto do Itaqui)

Back to top