Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

ABTP destaca números positivos das empresas associadas

As empresas Associadas da ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários seguem dando um show de excelência, conforme mostram os dados do mês de maio divulgados pela ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

A ABTP é mantenedora do Instituto Brasil Logística (IBL) e seu presidente, sr. Jesualdo Conceição, é vice-presidente do Instituto.

Abaixo, confira os principais destaques das empresas, tanto em movimentação quanto em crescimento percentual, em relação a maio de 2023.

No setor de granel sólido mineral, o Terminal de Tubarão, da Vale, em Vitória (ES), foi o destaque com uma expressiva movimentação de 6,6 milhões de toneladas, e crescimento de 7,5%, em igual comparação. O minério de ferro foi o destaque no mês.

Já no segmento de granel sólido vegetal, o Terminal Portuário Graneleiro de Barcarena, da Unitapajós, em Barcarena (PA), saiu na frente com um crescimento 2,8% em relação a maio de 2023, e uma movimentação total de 0,9 milhões de toneladas. O carro-chefe da movimentação foi a soja.

O TPAR Porto de Angra, da Transpetro – Petrobras Transporte S. A., registrou um excelente resultado no segmento de granel líquido. Em maio, o terminal movimentou 5,4 milhões de toneladas, com um crescimento de 18,1% na mesma comparação. As principais cargas movimentadas foram o petróleo e seus derivados.

No setor de carga geral, o TESC – Terminal Portuário Santa Catarina, no Porto de São Francisco do Sul, saiu na frente com uma movimentação de 309 mil toneladas e significativo crescimento de 256%, ante maio do ano passado. O ferro e o aço foram os destaques no mês.

O Tecon Santos, da Santos Brasil, no Autoridade Portuária de Santos destacou-se nas operações de contêiner com movimentação de 171,8 mil TEUs, e aumento de 34,5% em igual comparação. As principais cargas foram: compostos organo-inorgânicos, açúcares, cafés, algodão, carnes de pasta química de madeira.

As associadas da ABTP não param de contribuir com o desenvolvimento do país.

Fonte: ABTP

Back to top