Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Mudanças climáticas na pauta do Brasil Export 

Um dos temas debatidos no último dia do Fórum Brasil Export nesta quinta-feira (10) foi Logística, mudanças climáticas e resiliência na infraestrutura do Brasil. 

O Instituto Brasil Logística fez-se presente novamente, por meio do presidente Ricardo Molitzas e de seus conselheiros Sérgio Aquino (FENOP), Angelino Caputo (ABTRA); Leonardo Ribeiro (SOPESP); Edeon Vaz Ferreira (APROSOJA-MT); Jesualdo Silva (ABTP). 

A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, participou do painel e sinalizou a importância de se adaptar os portos e as infraestruturas devido ao fato de que muitos dos atuais contratos não levam em consideração os riscos climáticos. “Precisaremos sentar com o setor, verificar arrendamento por arrendamento, concessão por concessão, verificar nossos terminais privados e o que será preciso fazer para readaptação”, afirmou. 

Sávia Gavazza dos Santos, gerente de Projeto da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, pontuou ser necessário ser feita “uma reorientação do modelo de desenvolvimento econômico e isso passa na forma de realocação dos recursos”. 

Ela citou ações do Poder Legislativo no sentido de adaptação às mudanças climáticas, tais como o Programa MOVER, Marco Legal do Hidrogênio e o Combustível do Futuro, todos estes já sancionados; e o Mercado de Carbono, que está em tramitação no Congresso. Em relação ao Poder Executivo ela citou, dentre outros projetos, a emissão de Títulos Soberanos Sustentáveis e as debêntures incentivadas. 

Back to top