Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Representantes do IBL, da ABTP, da Aprosoja-MT e do Movimento Pró-Logística destacam importância do Diálogos Hidroviáveis e a participação do Instituto e da FRENLOGI

Durante o Circuito Nacional de Diálogos Hidroviáveis, que acontece nesta quarta-feira (25) em Brasília, o Instituto Brasil Logística/a FRENLOGI conversaram com atores importantes do setor.

Jesualdo Silva, diretor presidente da ABTP e vice-presidente do IBL, destacou que “o Brasil tem uma riqueza muito grande de rios navegáveis, mas que tem uma série de empecilhos para que essa navegação tenha uma fluidez para atender de fato o que o comércio precisa”.

Ele defendeu a necessidade de tornar rios navegáveis em hidrovias e que essa transformação “não causa impacto ambiental e contribui bastante para a descarbonização, porque se tira milhares de caminhões das ruas quando se consegue fazer um comboio de balsas”.

O conselheiro do IBL e diretor executivo do Movimento Pró Logística, Edeon Vaz, afirmou ser “extremamente importante para o IBL e a FRENLOGI participar do evento, porque você consegue subsidiar os parlamentares de informações de alto nível para que possamos discutir com eles as políticas públicas”.

Ele disse que o Brasil está “no caminho certo, aumentando o orçamento para as obras de manutenção das nossas hidrovias”.

Orlando Henrique, coordenador de logística da Aprosoja-MT e conselheiro suplente do IBL, pontuou que “o Brasil e principalmente o Mato Grosso vem tendo uma crescente na produção de grãos”. Segundo ele, para acompanhar essa crescente, “é necessário logística para escoamento desses grãos”.

Orlando também pontuou a importância do uso do modal hidroviário, que é “o modal mais econômico e sustentável” e que a presença da Aprosoja-MT é necessária para “buscar soluções para o escoamento da nossa safra”.

Back to top