Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Estados buscam parceria federal para salvar sistema de transporte

Na tentativa de apoio para salvar sistema de transporte e reestruturar empresas no setor de mobilidade urbana, estados buscam acordo com governo federal. Por conseguinte, entre os segmentos beneficiados, estariam ônibus urbanos e concessionárias metoferroviárias e aquaviárias.

De acordo com matéria veiculada pela Associação Brasileira da In­fraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), secretários Alexandre Baldy (São Paulo), Delmo Pinho (Rio de Janeiro), Marco Aurélio Barcelos (Minas Gerais) e Marcelo Bruto (Pernambuco) conversam com o Ministério da Economia.

CNT

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) já manifestou sua preocupação com o quadro de crise que atinge o setor de transporte público de passageiros por conta da crise provocada pela pandemia.

Em webinar promovida pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e pelo Instituto Brasil Logística (IBL), o presidente da CNT, Robson Andrade, expôs, com clareza, os problemas vividos pelo setor.

“Os ônibus foram concebidos para andarem com a totalidade de sua capacidade, de modo a reduzir o custo da passagem e as empresas sobreviverem sem subsídio. Não imagino que, nos próximos meses, sem uma vacina para a covid-19, seja possível realizar o transporte de passageiros nos moldes anteriores.” Andrade ressalta que, para terem sustentabilidade financeira, essas empresas precisam de subsídio governamental.

Reformular o setor

Na conversa com os secretários estaduais, o governo federal aponta que a mobilidade é uma atribuição dos estados e municípios. Assim, teria que ser solucionada com a ajuda federal que está sendo enviada em decorrência da pandemia.

No entanto, diz a matéria da Abidib, o encontro abriu a possibilidade de algum outro tipo de apoio. No caso, que poderá ser estudado pela pasta em troca de uma completa reformulação do setor, especialmente dos ônibus urbanos.

A mudança terá que trazer mais transparência e governança e maior qualidade na operação do sistema de transportes. Segundo um participante do encontro, “precisa ser transformador”. Afinal, pelo lado dos secretários, o direcionamento foi considerado adequado.

Matéria completa no link abaixo:

https://www.abdib.org.br/2020/06/22/estados-articulam-ajuda-federal-para-tentar-salvar-de-colapso-sistema-de-mobilidade-urbana/

Back to top