Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

20 anos da ANTT e Antaq: agências completam duas décadas de trabalho pelo transporte do Brasil

Autarquias gerenciam infraestrutura e operação nos modais ferroviário, rodoviário, aquaviário e na atuação portuária, entre outros.

A infraestrutura de transportes do Brasil está em festa! A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) completam 20 anos de instalação nesta sexta-feira (18). As autarquias foram criadas pela Lei nº 10.233/2001 e são responsáveis por implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura. Após 20 anos de atuação, as agências podem se orgulhar do legado de inovação e desenvolvimento que trouxeram para o país.

Ambas gerenciam, regulam, supervisionam e fiscalizam a prestação de serviços no transporte brasileiro. Enquanto a ANTT atua principalmente nos modais ferroviário, rodoviário e dutoviário, a Antaq foca no modal aquaviário, no transporte por cabotagem, na navegação marítima e na atuação portuária, entre outros. O objetivo das agências é tornar a movimentação de passageiros e cargas mais econômicas, seguras e ágeis. Os grandes beneficiados são o cidadão e o Brasil.

Tanto a Antaq quanto a ANTT buscam o cumprimento de padrões de eficiência, segurança, conforto, regularidade e pontualidade nos fretes e tarifas. As principais linhas de atuação das agências incluem a promoção de pesquisas, a adoção de tecnologias e uso de práticas sustentáveis e racionais para desenvolver o transporte no Brasil. Sempre em defesa do interesse comum do Brasil e brasileiros.

O Senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frenlogi, parabenizou as duas autarquias pelos seus 20 anos de história. “Quero desejar meus parabéns a todos os servidores, diretores e colaboradores que fizeram e fazem parte da ANTT e da Antaq. A capilaridade, qualidade e extensão da infraestrutura de transportes do Brasil são vitais para a economia do país, e as duas autarquias tiveram participação decisiva nas conquistas das últimas décadas”, saudou o parlamentar.


Fonte: Comunicação IBL e Frenlogi.

Back to top