Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Seminário sobre revisão do Marco Legal Portuário brasileiro acontece nesta quinta; IBL e mantenedoras participam

Acontece, nesta quinta-feira (05), o Seminário Novos horizontes do marco legal portuário no Brasil, no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Instituto Brasil Logística (IBL) acompanha presencialmente o evento, por meio de seu presidente Ricardo Molitzas, Diretor Executivo Augusto Wagner e coordenadora de Relações Governamentais e Institucionais Bruna Nascimento.

O seminário ocorrerá durante toda a manhã e tarde desta quinta e conta com a participação de ministros do TST, autoridades do setor portuário, parlamentares, representantes de portos nos Estados Unidos, representantes do Governo Federal e de instituições e associações que atuam na área.

Mantenedoras do IBL estarão dos debates durante o dia. Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), participa do primeiro painel “Temas Gerais da Atividade Portuária”.

No segundo painel, sobre Simplificação Regulatória, Patrimonial e Ambiental, estará presente Caio Morel, Diretor-Executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (ABRATEC).

Por fim, Sérgio Aquino, Presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), debaterá o tema do painel Relações de Trabalho e Qualificação da mão de obra no sistema portuário.

Acompanham o Seminário presencialmente ainda os conselheiros do IBL Angelino Caputo, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA); e Leonardo Ribeiro, conselheiro do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP).

Outras discussões

Além das autoridades que comporão os painéis, participam do evento o Ministro Lélio Bentes Correa, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho; o Senador Beto Martins – PL/SC; Mariana Pescatori, Secretária Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, representando o Ministro Silvio Costa Filho; o Ministro Douglas Alencar Rodrigues, Presidente da CEPORTOS; e Gláucio Araújo de Oliveira, Subprocurador-Geral do Trabalho e Diretor-Geral do Ministério Público do Trabalho.

Também palestra Mr. John Moseley, Diretor Geral do Porto de Houston, dos Estados Unidos e, virtualmente, Dr. Jonas Mendes, Consultor da Fundação Valenciaport (Espanha).

Back to top