Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Para desenvolver infraestrutura brasileira, senador Dário Berger pede mais investimentos públicos no setor

O parlamentar defende que investimentos em infraestrutura vão ajudar o país a sair da crise econômica aprofundada pela pandemia de covid-19.

O senador Dário Berger, que é presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e integrante da Frenlogi, pediu mais atenção e recursos públicos do Governo para o setor. A declaração foi dada durante sessão no Senado.

Em 2020, o Brasil investiu cerca de R$ 124 bilhões em infraestrutura, o que corresponde a 1,8% do PIB. Berger ponderou que esse volume é insuficiente para o país melhorar os indicadores de produtividade, e argumentou que os investimentos favorecem o crescimento do país e podem ajudar o Brasil a sair da crise econômica.

“Um país não cresce, não se desenvolve se não investir em infraestrutura. Se quisermos alcançar a média global de estoque em infraestrutura precisaremos investir quase 5% do PIB no setor durante 20 anos consecutivos. Diante dessa situação é preciso que o Estado brasileiro tenha protagonismo no financiamento de projetos privados e também assuma sua responsabilidade de investimento público direto”, defendeu Dário Berger.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, apoia as recentes ações federais que concederam infraestruturas de transporte à iniciativa privada. O parlamentar também aponta que o novo Marco Regulatório das Ferrovias será uma poderosa aliada para incentivar o desenvolvimento do setor de transportes. O plenário da Casa deve votar o PLS 261/2018 nas próximas semanas.

“Mesmo com as graves dificuldades orçamentárias, em pouco mais de dois anos e meio de trabalho, o governo do presidente Bolsonaro já pode anunciar que foi o governo que mais concedeu em termos de ferrovia, rodovia, instalações portuárias, em termos de concessões aeroportuárias. Mais de R$ 400 bilhões foram viabilizados em concessões, ou seja, o esforço e o caminho da concessão são o caminho correto”, avaliou o senador.

Apesar da grave crise fiscal e econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos 10 anos, o Governo Federal precisar encontrar meios de investir em infraestrutura pesada no país. A Frenlogi acredita que investir na modernização de estradas, ferrovias, portos, aeroportos e na geração de energia será o diferencial para preparar o Brasil para uma nova onda de crescimento.

Nesse sentido, as concessões de infraestrutura para a iniciativa privada suprem parcialmente uma demanda que o Estado não tem capacidade de resolver atualmente. Porém, é preciso encarar o desenvolvimento da nossa infraestrutura como investimento, e não como gasto. A Frente é parceira do Governo Federal, dos produtores brasileiros, da indústria e do setor de transporte, e atua no Congresso Nacional para viabilizar mais recursos a essa área tão importante para o Brasil.


Fonte: Senado Federal.

Back to top