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Leilão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste ocorre nesta quinta-feira (8) na Infra Week

Subconcessão ferroviária deve garantir R$ 3,3 bi em investimentos, sendo R$ 1,6 bilhão para conclusão das obras

A Infra Week promove hoje (8) o leilão do 1º trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a Fiol 1, em São Paulo (SP). O evento ocorre a partir das 14h na B3. O Governo Federal vai conceder o trecho de 537 quilômetros de extensão entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia.

A concessão da Fiol 1 vai destravar o projeto, alavancar a logística no Nordeste e contribuirá para a ampliação da participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil. O Governo prevê que o trecho comece a operar em 2025, já transportando 18 milhões de toneladas de cargas de minérios, grãos, alimentos, petroquímicos e outros produtos. Até 2035, cerca de 50 milhões de toneladas de carga devem circular pela ferrovia.

O valor de outorga mínimo é de R$ 32 milhões. Atualmente, a obra está a cargo da Valec, com 76,2% de execução. O empreendimento já recebeu cerca de R$ 2,39 bilhões em investimentos.

O vencedor do leilão será responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho. A concessão vai durar 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de investimentos. Desse total, R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras. A concessão da Fiol deve permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o Governo Federal também trabalham nos projetos para concessão dos outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação por parte do Ibama. O corredor de escoamento terá um total de 1.527 quilômetros de trilhos.

A concessão do trecho 1 da Fiol será essencial para o fomento do transporte ferroviário na Bahia e no Brasil. Além de oferecer mais opções de frete para o produtor e o distribuidor, o aumento na capacidade de escoamento pode refletir em uma maior participação brasileira no comércio internacional. A Frenlogi aprova o leilão da ferrovia e trabalha para aumentar ainda mais a participação de empresas especializadas na gestão de modais. Investir na infraestrutura de transportes brasileira é o caminho para retomar o crescimento da economia do país.

Fonte: Modais em Foco

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