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Infraestrutura de transporte e banda larga terão menos recursos em 2022

Vetos no Orçamento atingiram o Dnit e a Telebras, entre outros setores.

O corte realizado no Orçamento de 2022 atingiu parte da verba destinada a programas de infraestrutura de transporte, conexão à internet banda larga e pesquisas geológicas voltadas para a atividade de mineração. A Lei nº 14.303, que oficializa onde serão aplicados os recursos federais em 2022, publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (24) após vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sofreu um corte total de R$ 132,4 milhões em seu orçamento previsto. O projeto mais atingido pelo veto foi o que fomenta a construção de uma rodovia no Piauí (R$ 70 milhões). O trecho vai da divisa do estado com a Bahia até a fronteira com o Maranhão.

O veto também atingiu obras de conservação e recuperação de rodovias na região Centro-Oeste (R$ 41 milhões) e trechos da BR-101, em Santa Catarina (R$ 20 milhões). Outros dez projetos do Dnit também foram tiveram cortes de recursos, incluindo a adequação e construção de rodovias, pontes, entroncamentos, ferrovias e hidrovias em pelo menos quatro unidades da federação.

Parte do orçamento da Telebras (empresa federal responsável por implementar políticas públicas de telecomunicações no Brasil) também foi encolhido após um veto presidencial. Cerca de R$ 859,4 mil que seriam utilizados no programa de inclusão digital Conecta Brasil não estarão mais disponíveis para a estatal. Apesar do corte, a Telebras garantiu que o ritmo de implantação da oferta de banda larga por via terrestre e por satélite não será afetado, já que o valor indicado está relacionado a “restos a pagar”.

Na área de pesquisa mineral, o Serviço Geológico do Brasil (antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, a CPRM) teve redução de R$ 7,8 milhões relacionados a “levantamentos geológicos e integração geológica regional-nacional”.

O Instituto Brasil Logística acredita que a infraestrutura brasileira demanda cada vez mais recursos federais para modernizar a matriz de transporte do país. O orçamento federal previsto para o Ministério da Infraestrutura em 2022 está estimado em R$ 8,2 bilhões. Esse valor pode até parecer alto, mas representa muito pouco em comparação ao que o resto do mundo tem destinado.

Para efeito de comparação, os Estados Unidos da América aprovaram em novembro de 2021 um pacote de investimentos que vai destinar US$ 1,2 trilhão à infraestrutura do país. Desses recursos, cerca de US$ 550 bilhões serão utilizados em projetos que para modernizar sistemas de captação e fornecimento de água, na melhoria da internet banda larga e no fortalecimento da rede elétrica norte-americana.

Destinar recursos para a infraestrutura não é gasto, é um investimento com retorno gigantesco. O IBL trabalha para robustecer a capacidade logística, energética e de infraestrutura do Brasil. Esse é o caminho para gerar mais empregos, criar oportunidades de negócios e desenvolver a economia do país.


Fonte: Valor Econômico

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