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Infra Week: Ferrovia de Integração Oeste-Leste é leiloada e grupo Bahia Mineração S/A assume gestão

Trecho leiloado tem 537 km de extensão e liga Ilhéus a Caetité, na Bahia. Ferrovia será usada para transportar minérios e grãos, dentre outros produtos.

No segundo dia da Infra Week, a Bahia Mineração S/A (Bamin) venceu o leilão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai de Ilhéus a Caetité, na Bahia. A Bamin ofereceu R$ 32,7 milhões pela outorga, e será responsável pela gestão e conclusão das obras da ferrovia. A disputa aconteceu na tarde desta quinta-feira (8) na sede da B3, em São Paulo.

A concessão vai durar 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões em investimentos. Desse total, R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras, que estão com 76% de execução. A concessão vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

O contrato foi assinado entre a Bahia Mineração S/A e a Valec, empresa pública do Governo Federal responsável pela construção e operação de ferrovias, com gestão do contrato sendo feita por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A expectativa é que a Fiol 1 comece a operar em 2025.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comemorou os resultados obtidos pela Infra Week e disse que o evento já é um sucesso. “Emblemático fazer leilão de ferrovias. Nunca se fez tanto em ferrovias e um dos nossos objetivos é justamente o reequilíbrio da matriz de transporte. Estamos diante do projeto mais transformador da Bahia”, afirmou Freitas.

Segundo o Governo Federal, a operação inicial deve contar com pelo menos 16 locomotivas e mais de 1,4 mil vagões, sendo pelo menos 1,1 mil destinados apenas para o escoamento de minério de ferro. Mais de 18 milhões de toneladas de carga serão transportadas anualmente no início da operação, apontam os especialistas.

Nesta sexta-feira (9) serão leiloados 5 terminais portuários. Quatro deles no Porto de Itaqui, no Maranhão, e outro no Porto de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

A concessão do trecho 1 da Fiol vai ajudar a impulsionar o uso do modal ferroviário no transporte de cargas na Região Nordeste. Por ser mais econômico e menos poluente, o frete realizado pelas ferrovias ajuda a desenvolver o setor produtivo – que vai vender seus produtos mais facilmente a clientes do exterior.

A Frenlogi vê com boas expectativas o resultado do leilão, e acredita que a concessão à Bahia Mineração S/A será muito útil para a modernização da infraestrutura de transporte e para a economia brasileira.

Fonte: G1 e Modais em Foco

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