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Governo exige previsão de compra de trens em concessões ferroviárias e anima indústria

O Ministério dos Transportes vai exigir que as prorrogações antecipadas de concessões ferroviárias fixem previsões de investimentos em material rodante para a empresa parceira. Assim, haverá nestes projetos previsão de aquisição de locomotivas, vagões, veículos de manutenção, etc.

A norma foi incluída em uma portaria que traz diretrizes para as renovações antecipadas de ferrovias. Estes investimentos deverão constar no Caderno de Obrigações da Concessionária, e os contratos deverão prever revisões a cada cinco anos sobre o cumprimento destes termos.

“Colocamos a necessidade incluir a previsão de compra de material rodante no caderno de encargos, com datas, prazos, tudo. Antes isso ficava apenas na modelagem econômica, mas não estava no contrato. Isso dará previsibilidade para a indústria produzir e vender”, disse em entrevista à CNN o secretário-executivo do Ministério, George Santoro.

Foto: Diego Dunga Alves de Oliveira

A expectativa é de o processo de renovação antecipada da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) — cuja consulta pública deve ser lançada no começo de agosto — já atenda a esta norma. Operada hoje pela VLI Logística, a FCA totaliza 7.215 km em extensão e atravessa sete estados (MG, SP, RJ, ES, BA, SE e GO), além do Distrito Federal.

A prorrogação discutida para a FCA é de 30 anos, com previsão de R$ 13,82 bi (Capex) em investimentos neste período. Com a devolução de trechos antieconômicos, a ferrovia deve passar a ter 5.469 km de extensão.

Com informações da CNN Brasil

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