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EcoRodovias vence leilão e vai investir R$ 11,3 bi na Rio-Valadares nos próximos 30 anos

Concessão do trecho de 726,9 quilômetros vai beneficiar 37 municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais com modernização de rodovias e aumento de capacidade

A EcoRodovias Concessões e Serviços S.A. venceu o leilão do trecho rodoviário que liga as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Governador Valadares (MG). O trecho possui 726,9 quilômetros de extensão, e perpassa pelo sistema rodoviário BR-116/493/465/RJ/MG. A concessionária se comprometeu a investir R$ 11,3 bilhões pelos próximos 30 anos. O certame ocorreu nessa sexta-feira (20), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

O Ministério da Infraestrutura estima que serão destinados R$ 4 bilhões para obras e intervenções na BR-116/RJ; R$ 1,5 bilhão para a BR-493/RJ, conhecida como Arco Metropolitano; R$ 300 milhões para a BR-465/RJ; e R$ 5,5 bi para a BR-116/MG. Na Serra de Teresópolis (RJ), cerca de 7,7 quilômetros terão ampliação da capacidade para aumentar a segurança do trecho, melhorar a fluidez no trânsito e diminuir o impacto ambiental na região.

Modernização
Dividida em seis trechos, a estrada Rio-Valadares atravessa 37 municípios (14 no Rio de Janeiro e 22 em Minas Gerais) e é considerada estratégica pela extensão e pelo volume de tráfego. Segundo o MInfra, a rodovia é a única rota disponível para contornar a Baía de Guanabara a partir da capital fluminense, permitindo o acesso à Região dos Lagos e ao norte fluminense.

Ao longo dos próximos 30 anos, estão previstos 303,2 quilômetros de duplicações e 255,2 quilômetros de faixas adicionais; 85,5 quilômetros de vias marginais; 775 acessos; três áreas de escape; 75 passarelas; 462 pontos de ônibus e 57 passagens de fauna. Cerca de 150 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda devem ser gerados com a concessão.

O Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, comemorou o resultado do leilão. “O brasileiro quer serviços de qualidade e não há outro caminho que não seja por meio da parceria com o setor privado, pela eficiência e pela disposição de fazer esse investimento. Vamos começar mais um ciclo exitoso e bem-sucedido e continuar promovendo mudanças para o Rio de Janeiro, para Minas Gerais e para todo o Brasil”, celebrou.

Tarifas
De acordo com a modelagem do contrato, está prevista uma redução progressiva nas tarifas de pedágio instalados em toda a extensão do sistema rodoviário. Serão 12 praças ao todo – cinco no Rio de Janeiro e sete em Minas Gerais. Na prática, o usuário que cruzar a extensão completa da rodovia passará por 11 estações, já que as duas praças de Viúva da Graça (BR-116/RJ), no Rio de Janeiro, estão na mesma quilometragem, apenas em direções diferentes.

A partir do sexto ano de vigência do contrato, está prevista a utilização do sistema free flow (ou “fluxo livre”, em tradução livre) de pagamento eletrônico de tarifa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sem a necessidade das tradicionais praças de pedágio.

Durante a validade do contrato, a concessionária deverá implantar inovações como tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples (40%); desconto para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico (free flow) e para usuário frequente; pontos de parada e descanso para caminhoneiros; adoção da metodologia Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (iRAP) para redução de acidentes em estradas; iluminação e pontos de wi-fi, entre outras.

Desde 2019, o Ministério da Infraestrutura já leiloou 83 ativos de infraestrutura e contratou mais de R$ 88 bilhões em investimentos futuros.


Fonte: Com informações do Ministério da Infraestrutura

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