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Nota Informativa: RETROSPECTIVA-FEROVIÁRIA-2020

Essa retrospectiva tem por finalidade de abordar os principais empreendimentos ferroviários em discursão no Brasil, que estão sobre a tutela do Governo Federal, no qual as informações foram extraídas dos sites oficiais.

Inicialmente será abordado Ferrovia Norte-Sul, projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário no Brasil.

No segundo momento será abordado a Ferrovia de Integração Centro-Oeste Litoral, ligando o Norte Fluminense e terminando em Boqueirão da Esperança/AC, na fronteira Brasil-Peru, com cerca de 4.400 km de extensão, conhecida como Ferrovia Transcontinental.

No terceiro plano será apresentado a Estrada de Ferro Paraná Oeste-Ferroeste. A ferrovia Ferroeste, empresa do Estado do Paraná, detém a concessão para construir e operar estrada de ferro. No quarto plano será abordado a EF-170-MT/PA-Ferrogrão, projeto que visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. A ferrovia conta com uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, e em último plano será abordado a Ferrovia Integração Oeste-Leste-Fiol (trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BA), com extensão de 1.527 quilômetros ligando Ilhéus/BA à Figueirópolis/TO.

Baixe o arquivo em anexo para ler a nota na íntegra.

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