Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Com reivindicações em prol da região Sul, FRENLOGI entrega “Carta de Florianópolis” ao ministro dos Transportes

O diretor de Relações Institucionais da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), Edinho Bez, entregou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a Carta de Florianópolis, que apresenta demandas de melhorias na infraestrutura e logística da região sul do Brasil.

O documento é assinado pelo presidente da Frente, o senador Wellington Fagundes (PL/MT), os coordenadores das Câmaras Temáticas da FRENLOGI de Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), Aeroportuária, deputado federal Julio Lopes (PP/RJ), e de Portos e Aeroportos, deputado federal Carlos Chiodini (MDB/SC; além do coordenador da bancada paranaense, deputado federal Toninho Wandscheer (PP/PR) e o do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Valdir Cobalchini (MDB/SC).

A carta foi elaborada após a realização do “Encontro Regional Sul do Brasil: Caminhos e Oportunidades de Investimentos”, que aconteceu em fevereiro de 2024 e foi organizado pela FRENLOGI, por proposição do deputado federal Pedro Uczai, e pelo Instituto Brasil Logística (IBL).

No evento participaram representantes do setor da economia, da sociedade, de entidades e da política regional, parlamentares, a ministra interina de Portos e Aeroportos Mariana Pescatori e o presidente da INFRA S/A Jorge Bastos.

REIVINDICAÇÕES

Segundo os signatários do documento, a região sul “historicamente não recebe investimentos adequados em infraestrutura, sendo este potencial econômico gravemente prejudicado por rodovias precárias, atrasos e dificuldades em obras portuárias e aeroportuárias”.

Eles pontuam que tais atrasos dificultam “o progresso e a modernização de toda a logística local e a transição energética” e citam dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, os quais mostram que a região “foi responsável por mais de 17% de todas as exportações do Brasil” o que, conforme afirmam, “dá a dimensão da importância da Região para a Nação”.

As reivindicações de melhorias englobam os setores rodoviário, portuário, aéreo e ferroviário. Clique aqui e acesse a carta na íntegra, com todas as demandas expostas.

Back to top