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ANTT e Governo Federal entregam maior obra rodoviária da América Latina

A população de Santa Catarina começou bem esta sexta-feira (9/8) com a entrega da maior obra de infraestrutura rodoviária da América Latina. O Contorno Viário da Grande Florianópolis vai reduzir em 1h20 a travessia na região e terá impacto em ao menos nove cidades, entre Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, participou da inauguração ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Transportes, Renan Filho, além de outras autoridades locais e do Executivo Federal. As pistas da via serão liberadas na tarde deste sábado (10/8), a partir das 15h.

O empreendimento representa um marco histórico no desenvolvimento rodoviário do país, resultado de um investimento de R$ 3,9 bilhões sob supervisão da ANTT. A obra é um exemplo de inovação e engenharia, projetado para atender as necessidades crescentes de mobilidade urbana, melhorar o escoamento de mercadorias e fortalecer a economia local. A obra foi incluída no contrato com a concessionária Autopista Litoral Sul, responsável pelo trecho da BR-116/376/PR e BR-101/SC, entre Curitiba e Palhoça. O segmento é conhecido como Corredor do Mercosul, que compreende o Contorno Leste de Curitiba (BR-116), a BR-376 e a BR-101.

Em sua fala, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou o papel fundamental da Agência na realização do projeto e na entrega desse grande ativo para os cidadãos brasileiros. “Essa obra é um marco na infraestrutura nacional e um símbolo de progresso e modernização para toda a América Latina. A obra foi acelerada, muito por força da fiscalização que a ANTT fez nos últimos 18 meses, trazendo grande avanço com visitas constantes de acompanhamento”, afirmou Vitale.

Com 50 quilômetros de extensão de pistas duplas, o Contorno Viário da Grande Florianópolis inclui quatro túneis duplos, seis acessos por trevos, sete pontes e mais de 68 mil metros quadrados de estruturas especiais. Ele foi projetado para desviar o tráfego da BR-101, que corta a região metropolitana de Florianópolis e deve impactar cerca de 30 mil veículos por dia, sendo uma alternativa rápida para quem está de passagem.

Foto: Divulgação / Arteris

Os quatro túneis do Contorno Viário têm os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado, integrados em um sistema que engloba iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência e ventilação, entre outros itens. Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que serão conectados à central de operações em São José dos Pinhais (PR).

“Essa é, sem dúvida, a maior obra rodoviária do Brasil e vai trazer redução de tempo de viagem e menos acidentes. É mais eficiência logística e segurança viária para o cidadão catarinense e para todos os brasileiros”, completou o diretor-geral. 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, endossou o impacto transformador da obra e o compromisso do Governo Federal com o progresso e a infraestrutura. “Eu tenho muito orgulho de estar aqui inaugurando uma obra que nós começamos em 2008. Em apenas 18 meses, nós conseguimos fazer 40% de tudo o que foi feito nesta obra”, declarou o presidente.

Benefícios para Santa Catarina

O Contorno Viário da Grande Florianópolis é um projeto de enorme importância para a população catarinense, que aguardava a conclusão da obra há quase uma década. A rodovia vai beneficiar cerca de 1,1 milhão de pessoas, impactando positivamente a qualidade de vida e promovendo novas oportunidades de emprego na região.

Com uma velocidade operacional de 100 km/h, o novo trecho rodoviário permitirá que motoristas reduzam o tempo de travessia na região em até 80 minutos, especialmente durante os horários de pico. Cerca de 18 mil caminhões por dia utilizarão a nova rota, liberando a BR-101 de um tráfego pesado e diminuindo o custo operacional para transportadoras. Espera-se que 25 a 30 mil veículos diários sejam desviados da rodovia federal, reduzindo em até 22% o tráfego na BR-101.

A Grande Florianópolis, uma região chave para o estado, com 22 cidades, concentra cerca de 15% da população catarinense e é um dos principais centros financeiros, industriais e turísticos de Santa Catarina. Além de facilitar o fluxo de veículos, o Contorno Viário contribuirá para a redução de acidentes, emissões de gases poluentes e ruídos, melhorando o meio ambiente e a segurança viária.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

O projeto do Contorno Viário aborda questões de infraestrutura e incorpora práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental. Durante a construção, foram implementados 13 programas ambientais para a proteção dos ecossistemas da região, incluindo o Plano Básico Ambiental (PBA), que engloba iniciativas como o salvamento de fauna, preservação da cultura indígena e plantio compensatório.

Mais de 14 mil mudas de espécies nativas foram plantadas para conservar a biodiversidade local, enquanto cerca de 56 mil exemplares de espécies exóticas foram removidos, contribuindo para a regeneração da restinga. A Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, foi uma área foco desses esforços, com 166 hectares reflorestados.

Além disso, o projeto incluiu um abrangente estudo arqueológico, com a identificação e preservação de mais de uma dezena de sítios arqueológicos e 7.990 artefatos, em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Também foram consideradas as comunidades indígenas Guarani na região, garantindo que as medidas de mitigação fossem realizadas de forma participativa e respeitosa.

Visão para o futuro

O projeto do Contorno Viário da Grande Florianópolis faz parte do Programa Prorev da ANTT, que visa promover inovações regulatórias, tecnológicas e comportamentais no setor de transportes terrestres. “A entrega deste empreendimento não é apenas sobre a construção de uma estrada. Trata-se de criar um legado duradouro de progresso, modernização e sustentabilidade para as futuras gerações”, disse Rafael Vitale.

Dentro do PROREV, a obra também é contemplada, diretamente, por dois eixos de atuação do programa:

  • Iniciativa AZ+, que visa promover uma mudança cultural e gerar uma atitude comportamental de toda a Agência, integrando também agentes regulados, através de suas direções e equipes, representantes dos governos, parlamentares e usuários, engajando todos em busca dos melhores índices e resultados, até chegarmos aos efeitos ideais, que é o nível zero.
  • Ciclo ESG, iniciativa da ANTT que objetiva a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados e fiscalizados pela Agência. É um compromisso de responsabilidade,  sustentabilidade, ética e transparência motivado pela preocupação com o futuro e pelo entendimento da necessidade de ser um agente de mudanças.

“É também um exemplo de como parcerias público-privadas, reguladas de forma eficaz, podem transformar o cenário de infraestrutura de um país. Por meio de planejamento estratégico, inovação e responsabilidade ambiental, entregamos esse projeto monumental, reafirmando o compromisso da ANTT com a construção de um Brasil mais eficiente e competitivo, pronto para enfrentar os desafios do século XXI”, concluiu Vitale.

FONTE: ANTT

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