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ANTT inicia Missão FICO com apresentação e atualização do projeto para desenvolvimento ferroviário do Brasil

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou, nesta quarta-feira (6/11), a Missão FICO, um passo decisivo para a integração ferroviária e o desenvolvimento econômico brasileiro. Representantes da ANTT, Ministério dos Transportes, Infra S.A., Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (PPI), Tribunal de Contas da União (TCU), Vale e Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) se reuniram para a apresentação e atualização do projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um dos empreendimentos mais promissores para o transporte de cargas no país.

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, que destacou a importância estratégica da FICO para a logística nacional. “A ferrovia é um elo fundamental entre as regiões produtoras do Centro-Oeste e os portos de Santos e São Luís, promovendo uma verdadeira revolução logística, essencial para impulsionar a economia”, afirmou. Ao lado dele, estiveram presentes o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, o diretor de assuntos regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio, e o secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro.

A Vale, concessionária responsável pela execução das obras, compartilhou os avanços já alcançados até 2024 e as expectativas para 2025. Em seguida, foi aberto um espaço de perguntas e respostas, permitindo aos participantes esclarecer dúvidas sobre o andamento do projeto e os próximos passos. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que compreende o trecho conhecido como FICO 1, estende-se por 383 quilômetros entre Mara Rosa, em Goiás, e Água Boa, no Mato Grosso.

O empreendimento, fruto de uma contrapartida à renovação antecipada da concessão da Ferrovia Vitória a Minas, busca criar uma ligação essencial entre o Centro-Oeste e a Ferrovia Norte-Sul, interligando áreas produtivas aos portos estratégicos do país. Este avanço fomentará a exportação e permitirá maior circulação de produtos agrícolas e minerais brasileiros.

Para a ANTT, a FICO é um símbolo de transformação para o Brasil. A expectativa é de que, com a conclusão em cinco anos, o projeto da FICO entregue uma infraestrutura ferroviária robusta, otimizada e em sintonia com o desenvolvimento regional. Mais do que transportar cargas, a FICO será uma linha de integração e progresso para o país, levando desenvolvimento a áreas até então pouco conectadas ao grande fluxo logístico e ampliando o papel do Brasil no comércio global.

Este compromisso com a melhoria da infraestrutura de transporte ferroviário reforça o papel da ANTT na construção de um país mais integrado e eficiente. O desenvolvimento contínuo do projeto e o acompanhamento rigoroso da execução mostram a seriedade e o profissionalismo da Agência em seu papel regulador e fiscalizador, assim como a importância da colaboração entre Governo Federal e setor privado para impulsionar projetos dessa envergadura.

Visitas técnicas e verificação de avanços – FICO

A partir desta quinta-feira (7), equipes técnicas da ANTT e das demais instituições envolvidas no projeto visitarão diversos trechos estratégicos da ferrovia nos municípios de Uruaçu, Mara Rosa, Nova Crixás e Cocalinho. Durante essa fase, a equipe avaliará as obras no Pacote 01 — superestrutura ferroviária (km 0 a km 6) — e o Pacote 3, que inclui a construção da ponte sobre o Rio Crixás Açu e outras estruturas de drenagem e acabamentos.

Outras etapas de visitação incluem o armazém de superestrutura, um briefing de segurança e o acompanhamento das obras em andamento no Canteiro de Obras do Pacote 3. O objetivo é assegurar que os trabalhos estejam em conformidade com os padrões técnicos e financeiros previstos, além de verificar os avanços físicos das obras.

Desafios e compromissos coletivos

Em um esforço conjunto para superar os desafios que um projeto dessa magnitude naturalmente envolve, a ANTT, ao lado de seus parceiros, definiu pilares de atuação claros, que abrangem engenharia, gestão fundiária, arqueologia, obtenção de licenças e autorizações, contratações e a implementação da superestrutura ferroviária.

Um dos grandes objetivos é dar visibilidade ao progresso do projeto, mitigar riscos no modelo de execução e promover celeridade nos processos. Essas metas são fundamentais para garantir o cumprimento das entregas pactuadas no Anexo 9 do Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da EFVM.

Fonte: ANTT

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