Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Congresso Nacional celebra 70 anos da Confederação Nacional do Transporte 

O Congresso Nacional realizou, na manhã desta quarta-feira (23) no plenário do Senado Federal, sessão solene para celebrar os 70 anos da CNT (Confederação Nacional do Transporte). O requerimento para a homenagem foi apresentado pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT, presidente da FRENLOGI) e Laércio Oliveira (PP-SE), além do deputado federal Zé Trovão (PL-SC), ambos membros da FRENLOGI. 

O diretor executivo do Instituto Brasil Logístico (IBL), Augusto Wagner; os conselheiros do IBL Angelino Caputo (diretor executivo da ABTRA) e Carley Welter (diretor executivo da ANATC); e a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais do IBL, Bruna Nascimento, participaram do evento. 

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco destacou a atuação da Frente Parlamentar em parceria com a CNT para o desenvolvimento de trabalhos de interesse do setor. “Mantemos uma extraordinária cooperação por intermédio da FRENLOGI. Juntos, procuramos atuar no aperfeiçoamento da legislação com o objetvio de propiciar um ambiente favorável à atração de investimentos robustos e sustentáveis ao setor de transporte e logística do nosso país”, disse. 

Ainda segundo ele, a CNT “edita importantes publicações que subsidiam os trabalhos parlamentares, como por exemplo a pesquisa CNT de Rodovias, o Plano CNT de logística e a Pesquisa CNT Perfil Empresarial”. 

Os parlamentares destacam que, ao longo de suas sete décadas, a CNT não apenas atendeu às demandas do setor de transportes, mas também contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento sustentável, a inovação e a eficiência no transporte de bens e pessoas no país. 

“A CNT tem sido uma voz ativa na promoção de políticas públicas e na implementação de estratégias que visam à melhoria contínua da infraestrutura de transportes no Brasil. Mais do que isso, a confederação se empenha na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e das empresas do setor, garantindo que suas demandas sejam ouvidas nas mais diversas esferas governamentais e na sociedade”, enfatizam os parlamentares. 

A CNT reúne uma rede composta por 29 federações, 5 sindicatos nacionais e 22 entidades associadas, representando mais de 165 mil empresas que geram  cerca de 2,6 milhões de empregos. Além disso, é responsável pela gestão do Sistema CNT, que engloba o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), bem como o Instituto de Transporte e Logística (ITL). 

MELHORIAS 

A atuação da CNT, do trabalho da FRENLOGI e do Congresso Nacional, junto a outras entidades e associações, já resultou em várias e significativas melhorias regulatórias a favor do setor de transportes. Destacam-se as Leis dos caminhoneiros; de Ferrovias; de renovação de contratos de concessões ferroviárias; da Liberdade Econômica; a Nova Lei de Falências; de auxílio emergencial aos caminhoneiros; do Documento Eletrônico de Trasportes – DT e; do Reporto e BR do Mar; do Programa RENOVAR da Frota Rodoviária; das Debêntures de Infraestrutura; e do Free Flow e Pedágios para modernização da cobrança dos Pedidos. 

Com informações de CNT e Agência Senad

Back to top