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Parlamentares da FRENLOGI reúnem-se com Ministro Renan Filho para tratar da BR-163 no Mato Grosso

Na manhã desta quarta-feira (09) parlamentares membros da FRENLOGI do estado do Mato Grosso e representantes do Movimento Duplica BR-163 reuniram-se com o ministro dos Transportes e o governador Mauro Mendes para a apresentação da proposta de otimização contratual da Concessionária Via Brasil para a BR-163 e 230 entre o Mato Grosso e o Pará. O ministro da Agricultura Carlos Fávaro também participou virtualmente, assim como o governador. 

Participaram o presidente da FRENLOGI, senador Wellington Fagundes; os senadores Rosana Martinelli, Jayme Campos e Margareth Buzetti; os deputados federais Coronel Fernanda (coordenadora da bancada no Congresso Nacional), José Medeiros Gisela Simona e Nelson Barbudo; o diretor executivo do IBL, Augusto Wagner e a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, Bruna Nascimento; e o Diretor Executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso e conselheiro do IBL, Edeon Vaz Ferreira. 

O ministro Renan Filho apresentou dados de que o contrato realizado com a atual concessionária foi muito curto e com baixo investimento. “Foram R$2,4 bilhões para uma quantidade significativa. Nossa proposta é elevar para R$8 bilhões em investimentos”, afirmou.  

Ele pontuou também que investir além dos R$8 bilhões implicaria em aumento de tarifa, o que está descartado pela pasta. 

O governador Mauro Mendes também reforçou a importância da duplicação da BR-163 e os diversos benefícios que ela proporcionará aos usuários bem como aos moradores das regiões que são cortadas pela rodovia. 

De acordo com o material apresentado pelo Ministério dos Transportes, por meio da secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, com a otimização do contrato haverá acréscimo de 245km de duplicação (inexistente no contrato atual); além de faixas adicionais; aumento de aproximadamente R$8,96 bilhões de investimentos; execução de 49km de extensão de obras de ampliação de capacidade; 16km de marginais (inexistentes no atual contrato); troca de acostamentos por terceiras faixas; 61 novos acessos; 05 correções de traçado; e outros benefícios. 

PARLAMENTARES  

O presidente da FRENLOGI, senador Wellington Fagundes, sugeriu ao ministro Renan que seja feita uma reunião de apresentação à população de Matupá/MT porque, segundo ele, o município está no meio do trecho entre Sinop e Guarantã. “No trecho de Matupá – Peixoto de Azevedo, o nível de acidentes é muito grande. Reunião ali contemplará todas as cidades”, disse. 

A senadora Rosana Martinelli frisou a necessidade de “sincronismo entre os ministérios “para o andamento dos projetos. “Não adianta o governo planejar, todos os órgãos, deputados e senadores e não concluir efetivamente devido às licenças ambientais. Tem que se entrar em consenso o que é prioridade: Brasil precisa se desenvolver, precisa das obras estruturantes”, disse. 

A coordenadora da bancada, deputada Coronel Fernanda, solicitou uma nova reunião entre os ministros Renan Filho, Carlos Fávaro e Marina Silva para debater as dificuldades encontradas devido às não emissões das licenças ambientais e colocou a bancada à disposição para apoiar naquilo que for necessário para os avanços das melhorias nas rodovias. 

A senadora Margareth Buzetti questionou como ficarão os acessos portuários, uma vez que o prazo de entrega é maio de 2025 e as obras estariam atrasadas. O posicionamento da senadora foi acompanhado de outros parlamentares, que expressaram a mesma preocupação. Renan Filho afirmou que a intenção é que as obras do contrato vigente “não sejam postergadas”, a não ser que se torne inviável a conclusão no prazo, ensejando uma reordenação dos trabalhos. 

O senador Jayme Campos destacou a necessidade da duplicação, tendo em vista a quantidade de acidentes em trechos de grande movimento de veículos. 

O deputado federal José Medeiros lembrou que há um projeto em tramitação no Congresso Nacional sobre licenciamento e que, segundo ele, “ajudará o Ministério dos Transportes”. A proposta já foi aprovada na Câmara e está no Senado com relatoria da senadora e ex-ministra Tereza Cristina. “Precisamos destravar o Brasil e esse projeto resolverá os problemas”, afirmou. 

A deputada federal Gisela Simona parabenizou o ministro pela decisão de não aumentar as tarifas de pedágio e pelo aumento de investimentos afinal, conforme afirmou, “estamos falando de vidas e economia”. 

Edeon, por sua vez, relatou que o trecho entre Peixoto de Azevedo e Matupá possui um trânsito muito grande de pessoas e de bicicleta. Portanto, ele sugeriu “incluir no projeto uma ciclovia entre as duas cidades”. 

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