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ANATC participa de reunião da ANTT sobre diversificação de meios de pagamento de pedágio 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na tarde desta terça-feira (01), a reunião participativa 015/2024 para debater a diversidade dos meios de pagamento da tarifa de pedágio. A Associação dos Agenciadores de Cargas do Brasil, mantenedora do Instituto Brasil Logística (IBL), participou por meio de seu gerente executivo Carley Welter. 

Na audiência foram apresentadas as perspectivas com a implementação da Portaria do Ministério dos Transportes 241/2024, que disponibiliza a opção de pagamento de pedágio por PIX e outros meios semiautomáticos. 

Segundo a norma, cuja previsão de publicação é julho de 2025, 77% das concessionárias não são obrigadas a disponibilizar formas de cobrança semiautomáticas e que, destas, 84% aceitam pelo menos uma forma semiautomática de pagamento. 

A regra prevê, dentre outros dispositivos, que os meios de pagamento nas praças de pedágio e no sistema free-flow serão dinheiro em espécie, PIX, cartões de débito e crédito e dispositivo de cobrança automática, com prazo de 24 meses para adequação dos sistemas internos a partir da publicação. 

Foram levantados pontos de atenção como conectividade nas rodovias, possível formação de filas e uso de celulares em movimento para antecipar o pagamento do pedágio. Contudo, também foram apresentados os pontos positivos como conveniência, flexibilidade, modernização, compatibilização às tendências tecnológicas e segurança financeira. 

Carley Welter parabenizou a minuta da Portaria e sugeriu o acréscimo da opção de pagamento via QR Code. Além disso, ele pontuou a possibilidade de se “colocar um dispositivo para implementar pagamentos que ainda não conhecemos e outros, como reconhecimento facial, por exemplo, para não precisar reescrever a minuta novamente”. 

Ele também comentou sobre o vale-pedágio para os caminhoneiros. Carley destacou sua importância, mas destacou que hoje, o profissional “precisa se deslocar 20, 30, 50 quilômetros somente para recarregar o cartão” e que é necessário se “modernizar meios e as formas de pagamento, de se entregar o vale pedágio ao caminhoneiro”. 

Luciano Lourenço, diretor da ANTT abordou a preocupação quanto à segurança. “Além de toda a questão de experiência do usuário, tecnologia e conforto estamos estudando profundamente a questão do PIX para termos uma opção prática e eficiente de pagamento, mas sem trazer qualquer prejuízo à segurança da operação das nossas rodovias”, disse. 

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