Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

FENOP e federações laborais assinam NR29 em Vitória

Nesta segunda-feira (23/9), a FENOP realizou um grande marco para os trabalhadores portuários: a assinatura do texto de Interpretação e Encaminhamentos da Norma Regulamentadora 29 (NR 29). Essa assinatura simboliza uma conquista notável no diálogo e na cooperação entre empregadores e trabalhadores, reforçando a importância de se construir consensos para a melhoria contínua das condições de trabalho. A NR 29, que regulamenta a segurança e saúde no trabalho portuário, agora ganha uma interpretação uniforme, proporcionando maior clareza, transparência e segurança jurídica para todas as partes envolvidas. Esse movimento é resultado de uma ação conjunta entre a FENOP e as três Federações Laborais — FENNCOVIB, FNP e FNE

A equipe FENOP esteve no Sindicato dos Estivadores, em Vitória (ES). Também para apresentar os Procedimentos Operaçionais Padrão  (POPs) da entidade às Federações dos Trabalhadores, para os setores de Contêiner, Celulose e Trabalho em Altura em Embarcações.

Para a Gerente Executiva da FENOP, Maria Cristina Dutra, “esses novos procedimentos representam um avanço crucial no compromisso com a prevenção de acidentes e na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, organizado e eficiente. Foram meses de trabalho minucioso e detalhado, onde o comitê, composto por especialistas e representantes do setor, se dedicou a compreender as particularidades e os riscos de cada área. Isso resultou em diretrizes claras e eficazes que serão aplicadas nas operações diárias, com o objetivo de garantir não apenas a integridade física dos trabalhadores, mas também a eficiência operacional de todo o setor portuário.”

Essa colaboração entre entidades patronais e laborais reflete o compromisso da FENOP em construir um setor portuário mais seguro e produtivo, onde a qualidade do trabalho anda de mãos dadas com a segurança dos nossos colaboradores. Temos a certeza de que os procedimentos elaborados e os encaminhamentos acordados trarão grandes benefícios para todos, fortalecendo ainda mais a confiança e a colaboração entre empregadores, trabalhadores e o Estado.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FENOP

Back to top