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Primeira balança de pesagem automática em via federal é homologada e modelo deve se espalhar

O primeiro sistema de pesagem automática de veículos de carga em concessões rodoviárias federais, o chamado HS-Wim (High Speed Weight-in-Motion), foi completamente homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) nesta semana.

A homologação do equipamentos que fica no portal onde é feita a medição já havia sido concluída pelo órgão responsável no início deste ano e a fase final, de verificação do software responsável pela medição do peso, foi aferida pelo órgão responsável, o que finaliza o processo.

O pórtico de pesagem homologados ficam em Uberlândia (MG), na concessão da EcoRodovias na BR-364/365/GO/MG, a Ecovias do Cerrado, no lugar onde seria feita a balanças em modelo tradicional, com posto de pesagem, onde os caminhões têm que passar em velocidade reduzida.

Nesse modelo, 100% dos veículos são pesados, enquanto no tradicional esse percentual é mais próximo do zero. A estimativa é que cada pórtico tenha um custo de implantação de R$ 10 milhões, metade do valor estimado para a construção de um sistema de pesagem tradicional. Além disso, os custos operacionais são próximos de zero nesse novo modelo, que deve se espalhar pelas concessões do país.

A própria EcoRodovias já tem mais três instalados na própria concessão da Ecovias do Cerrado, além de nove pórticos em instalação nas concessões Ecovias do Araguaia (GO/TO), EcoRioMinas (RJ/MG) e EcoNoroeste (SP), e preparando também para uma concessão em Minas Gerais, a Eco135.

De acordo com Guilherme Sampaio, diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) responsável pelo sandbox regulatório aberto em 2023 na agência que permitiu a implantação desse novo modelo, outras concessionárias de rodovias que pediram o sobrestamento dos prazos para implantar sistemas tradicionais de pesagem para trocarem pelo HS-Wim também devem seguir pelo mesmo caminho e implantar o modelo novo.

“É um projeto ganha, ganha. Ganham concessionárias, transportadoras, a segurança dos usuários evitando o excesso de peso na via, com controle 24 horas, sete dias da semana. Os caminhões não vão precisar mais parar por 30 a 40 minutos para passar na balança”, lembrou o diretor.

Rapidez do Inmetro
O processo de homologação no Inmetro foi considerado rápido e fez com que fosse possível acelerar a implantação dos sistemas em mais rodovias. Marcelo Morais, diretor do órgão responsável pelo projeto, afirmou que o projeto teve tratamento prioritário devido à sua relevância.

Segundo ele, a geração de dados automática também vai servir para que o Inmetro possa ter uma fiscalização mais célere durante o uso dos equipamentos, porque o órgão vai receber os dados sobre diferenças nas aferições automaticamente e poder assim fazer aferições nas balanças se os percentuais começarem a subir.

Nada muda para caminhões, por enquanto
Mesmo com o HS-Wim homologado, nada muda em relação aos caminhões que forem flagrados acima do peso nessas balanças por enquanto, segundo Sampaio. Ainda não serão emitidas multas ou será feita interrupção do fluxo desses veículos.

De acordo com o diretor, serão necessárias mudanças nas regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que começarão a ser debatidas com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes para adaptá-las ao novo modelo.

Segundo Sampaio, dois temas principais vão ter que passar pela análise do órgão de trânsito, o transbordo de carga dos veículos que estiverem acima do peso e a forma como é tratada a margem de erro permitida para o sobrepeso.

Acordo com a PRF
Outro tema que passa a ser tratado pela agência é um modelo para que os caminhões com elevado excesso de peso possam começar a ser parados para que façam o transbordo da carga além do permitido. Segundo Sampaio, isso será feito numa parceria da fiscalização da agência com a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Conforme mostrou reportagem da Agência iNFRA com os primeiros dados sobre as medições feitas pelo HS-Wim em 2023, o número de caminhões com grande sobrepeso foi considerado muito pequeno. Desde o primeiro dia de testes da balança, mais de 257 mil veículos foram pesados pelo HS-Wim. Do total, 9,7 mil veículos foram flagrados com sobrecarga.

Redução das emissões e geração de dados
Além das vantagens de melhoria do fluxo de veículos nas estradas e na logística para os veículos de transporte, Sampaio indica que há outros benefícios no HS-Wim. A EcoRodovias calculou uma redução 20% de emissões de Gases do Efeito Estufa em relação ao modelo tradicional de pesagem no local.

Sampaio lembra ainda que o volume de dados a ser gerado pela medição de 100% dos veículos de carga nesses pórticos vai ajudar o governo na tomada de decisões sobre planejamento e políticas públicas de investimentos em infraestrutura. 

E também a iniciar um processo de fiscalização de transportadores que usam o sobrepeso de forma contumaz, podendo inclusive identificar se isso está relacionado a determinação da empresa embarcadora da carga.

Diretor de Relações Institucionais da EcoRodovias, Luiz Velloso, lembra ainda que com a implantação de pórticos em diferentes rodovias, todos os transportadores terão que cumprir os limites de peso estabelecidos em lei, o que vai gerar benefícios em diferentes áreas para a sociedade.

Fonte: Agência iNFRA

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