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Setor portuário brasileiro: modal de transporte que precisa e merece total atenção

O setor portuário é um dos modais de maior relevância para o Brasil. Quando o assunto
é exportação, sua importância aumenta. 95% do comércio brasileiro com o exterior é feito por
meio dos portos.

Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) mostram um
aumento de 6% da movimentação portuária entre janeiro e abril de 2024 com relação ao mesmo
período de 2023, com o expressivo montante de 413,5 milhões de toneladas (t).

Sobre os tipos de navegação, o Longo Curso movimentou mais de 287.600 milhões
toneladas, um aumento de 7,7%. A cabotagem registrou mais de 97.300 milhões, crescimento
de 4,2%.

Destacam-se os portos de Ponta da Madeira, com 46,6 milhões de toneladas (+10,52%);
o de Santos, com 43,9 milhões de t (+11,78%); Tubarão, com 23,4 milhões de t (4,01%); Angra
dos Reis, com 22,3 milhões de t (5,58%); e Paranaguá, com 19 milhões de t (13,12%).

Todos esses números comprovam que o Brasil tem potencial para desenvolver ainda
mais o modal, desde que haja investimentos e melhorias nas demandas que o setor precisa.

Nos diversos congressos realizados Brasil afora, representantes da área pontuam a
necessidade de reforço na infraestrutura dos portos mas, especialmente, no acesso a eles.

Além disso, reformas políticas são essenciais para a evolução portuária. Dentre elas,
desburocratização, unificação de prazos contratuais, descentralização e as Reformas Tributária
e Portuária.

O Instituto Brasil Logística (IBL) registrou, no último dia 03 de julho, a importância do
setor, ao participar dos eventos em comemoração aos 30 anos da Federação Nacional das
Operações Portuárias (FENOP). Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo da
Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Roberto Zitelmann de Oliva, pontuou
a relevância dos portos para o país. Segundo ele, “porto forte é Brasil forte. Temos grande
importância para a economia, população, o desenvolvimento social e a geração de empregos”.

De Oliva lembrou ainda que “qualquer entrave que aconteça nos portos quem encarece
é o Brasil. O comércio exterior é todo em cima dos portos, que são instrumentos estratégicos
de segurança nacional e desenvolvimento de uma nação”.

Dada tamanha relevância dos portos para o Brasil, é preciso que as autoridades públicas
de todos os âmbitos do país atentem-se para as justas e necessárias reivindicações do setor
portuário.

E o IBL segue à inteira disposição para continuar trabalhando em conjunto com as boas
práticas e atuações que visam desenvolver a nação.

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