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Diretores participam de evento do setor e reforçam benefícios das hidrovias

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, o diretor Wilson Lima Filho e Sérgio Aquino, presidente da FENOP, mantenedora do IBL, participaram de evento do setor aquaviário e destacaram os benefícios das concessões hidroviárias.

As falas ocorreram na noite da última segunda-feira (22) no evento Norte Export 2024 promovido pelo Grupo Brasil Export, também parceiro do IBL. Estiveram presentes na abertura do evento o diretor-geral e o diretor Wilson Lima Filho, que, posteriormente, participou como debatedor do painel “Desenvolvimento das conexões do transporte aquaviário na região Norte e boas iniciativas com ganho de eficiência nas operações portuárias”, compartilhando seus conhecimentos e experiências.

Nery, o diretor da casa, enfatizou os seis projetos de hidrovias que a Agência está tocando. Entre eles, o destaque vai para a Hidrovia do Rio Madeira, que já está em análise pelo Ministério de Portos e Aeroportos, com audiência pública agendada para breve.

Em fase de estudos, encontramos as hidrovias dos rios Paraguai, Lagoa Mirim e Barra Norte. Já a Hidrovia do Rio Tocantins deu o pontapé inicial nessa segunda-feira, com o início dos seus estudos.

Fechando a lista, a Hidrovia do Rio Tapajós é a próxima a entrar na fila, com o anúncio do início dos estudos previsto para este mês.

Benefícios das concessões

O diretor-geral enfatizou ainda o ganho logístico que as concessões vão trazer para o país, “hoje é pago um alto preço pela ineficiência das hidrovias existentes, isso porque com a falta de dragagem, balizamento e sinalização adequada os transportadores de cargas não podem trafegar à noite, por exemplo”

O Diretor Wilson Lima Filho, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), ressaltou a importância das concessões hidroviárias como ferramenta estratégica para a expansão da malha de hidrovias no Brasil. Segundo ele, essa modalidade representa uma solução eficaz para o desenvolvimento da navegação fluvial no país, otimizando a logística e impulsionando a economia.

Nesse sentido, a ANTAQ tem se dedicado ativamente à implementação de medidas que viabilizem a concessão de hidrovias, com destaque para a publicação do Plano Geral de Outorgas (PGO) Hidroviário no final do ano passado. Esse documento estabelece as diretrizes para a concessão de novas hidrovias, definindo os critérios e procedimentos para a seleção das empresas interessadas na exploração dos serviços.

Com informações de: ANTAQ
Imagem: ANTAQ

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