Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL participa de audiência sobre o Marco Legal das PPP`s na Câmara dos Deputados

O Instituto Brasil Logística (IBL) participou da audiência pública realizada na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (03), que tratou do Marco Legal das PPP’s (Parceria Público-Privada), descrito no PLS 472/2012 – do senador Antonio Carlos Valadares – aprovado no Senado Federal e que tramita na Câmara com a numeração PL 7063/2017.

O IBL foi representado pelo diretor executivo, Augusto Wagner e a Coordenadora de Relações Institucionais, Governamentais e Comunicação, Bruna Nascimento.

Alguns pontos do projeto estão os novos tipos de contratos de concessão, o procedimento de manifestação de interesse, prazos para tribunais de contas e licenciamentos ambientais, transferência e extinção de contratos e fiscalização.

Se aprovado haverá oportunidades de investimentos privados com ambiente mais atraente e seguro, segurança jurídica, flexibilização contratual e transparência.

Para o requerente da audiência, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, a aprovação dessa proposta “terá um impacto substancial, alterando paradigmas e reestruturando concessões em âmbito federal, estadual e municipal” e, para tanto, é essencial “compreender suas principais inovações para avaliar oportunidades e planejar investimentos na agenda de concessões do governo”.

Dentre os vários participantes da discussão, Renan Brandão, da ANAC, reforçou que “o marco legal de concessões é tão estável e confiável, que deu um suporte bastante razoável para termos um dos mais bem sucedios programas de concessão de aeroportos do mundo”.

Mário Povia, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), também defendeu o projeto e elogiou a “diretriz na busca de evitar conflitos para evitar as indesejáveis judicializações. É preciso um verdadeiro pacto para trazer a iniciativa privada, ampliar a infraestrutura e gerar emprego e renda”.

Marco Aurelio Barcelos, presidente Melhores rodovias do Brasil destacou que “as rodovias concedidas já aportaram mais de 250 bilhões de reais nos últimos anos”. Ele reforçou a importância de se “consolidar um ambiente regulatório e estável” e que é preciso “efetivamente modernizar determinados aspectos do nosso marco legal”.

Dentre as sugestões apresentadas está a necessidade de “previsão de prazo razoável do processo regulatório e o fortalecimento do conceito de análise de impacto legislativo para que os parlamentares tenham consciência dos efeitos que algumas vezes as decisões trazem”.

Back to top