Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Vacina russa dá bom resultado, diz revista científica; país deve começar a vacinar seus cidadãos em outubro

Após enfrentarem forte desconfiança da comunidade internacional, diz o site G1 da Globo, cientistas russos divulgaram os resultados das fases 1 e 2 dos testes em humanos da sua vacina contra Covid-19. De acordo com a matéria, nesses testes preliminares, ela foi considerada segura e eficaz. O estudo foi publicado, conforme o G1, na revista científica “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo, nesta sexta-feira (4).

A Lancet ainda informa que não foram registrados efeitos colaterais graves em participantes do estudo. “As reações mais comuns foram dor no local da injeção, hipertermia, dor de cabeça, astenia e dores musculares e articulares, típicas em vacinas baseadas em vetores virais recombinantes. Nenhum evento adverso sério foi relatado durante o estudo”, ressalta a publicação.

A Rússia foi o primeiro país a registrar uma vacina contra a covid-19, o que aconteceu em agosto. A notícia, no entanto, foi recebida com desconfiança pela comunidade internacional, considerando a celeridade da produção do imunizante e a falta de estudos sobre ele até então.

Em coletiva de imprensa online, pesquisadores russos do Instituto Gamaleya, responsável por criar a vacina chamada de Sputnik V, afirmaram que receberam, em 11 de agosto, um registro de emergência do Ministério da Saúde do país para começar a imunização, que deve ser feita em pessoas do grupo de risco a partir de outubro, conforme diz o UOL.

Back to top