Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Tabelamento do frete: Aprosoja vê como desfavorável a caminhoneiro

Tabelamento do frete, conforme desejam os caminhoneiros, é considerada desfavorável à categoria pelos produtores de soja. Dessa forma, pensa o Movimento Pró Logística da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja).

Segundo o diretor-executivo da entidade, Edeon Vaz Ferreira, “o tabelamento de fretes é um tiro no pé do próprio caminhoneiro”. Conforme pensa o dirigente, “quando tem muito caminhão e pouca carga, o preço do frete vai cair, mas com grande demanda, na época de safra, o valor sobe e eles não reclamam”. 

O comentário foi feito ao senador Wellington Fagundes (PL/MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi). Assim, durante videoconferência promovida pelo Fórum Brasil Export. Para Edeon, o piso mínimo revogou a lei de oferta e procura do mercado. 

A matéria foi publicada no MSNotícias, sob o título “Tabelamento de fretes é ‘tiro no pé’ dos próprios caminhoneiros, diz Aprosoja”.  A categoria de trabalhadores defende a manutenção e o aperfeiçoamento da tabela.

Fim do piso mínimo

Por sinal, o piso mínimo, como tese, está sendo contestado pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol). De acordo com o seu diretor-presidente, Carlos Cesar Meireles, a entidade solicitou ao Governo Federal o fim da política nacional de pisos mínimos no transporte rodoviário de cargas.

A Abol pediu a entrada como Amicus Curiae no julgamento da ação de inconstitucionalidade junto ao STF.  “Nesse sentido, trabalhamos também na desburocratização em todo o processo da movimentação de cargas”, expôs Meireles. Ele alega que marcos regulatórios confusos e excesso de burocracia travam o desenvolvimento de empresas e bloqueiam a criação de postos de trabalho.

Ações questionando a constitucionalidade do tabelamento do frete rodoviário seriam julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no início deste ano. Porém, a data do julgamento foi adiada e agora está indefinida devido à disseminação da COVID-19 em território nacional.

Back to top