Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Programa de voluntariado no IBL é recebido com entusiasmo em debate

O Instituto Brasil Logística (IBL) reuniu nesta sexta-feira, 31, diretores, técnicos e voluntários para um debate virtual. Na pauta,  o funcionamento do programa de voluntariado que está sendo desenvolvido pelo órgão.

A organização do programa no âmbito do IBL vai ficar a cargo da Insight Comunicação e Consultoria. Portanto, participou do evento o publicitário responsável, Pedro Barbosa, sócio da empresa.

Segundo explicou o vice-presidente do IBL, Tiago Lima, coordenador dos debates, o programa vai possibilitar ao IBL dar sustentação técnica para atuação política da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura).

Ainda de acordo com Tiago Lima, a empresa responsável pela implantação do programa tem bastante vivência e experiência na área do voluntariado. Certamente, sendo de importância para o sucesso do projeto.

Na apresentação do programa feito pelo representante da Insight, ele iniciou chamando a atenção para a relevância pública tanto do voluntariado social quanto do profissional. Em ambos os casos, um trabalho onde saem ganhando tanto o voluntário quanto o organismo ao qual ele presta serviço.

Cooperação

O dirigente da Insight considerou que o programa de voluntariado do IBL promoverá a cooperação mútua com as organizações sociais, as empresas sociais, projetos sociais de instituições de direito privado, organismos internacionais e órgãos do governo.

Conforme explica Pedro Barbosa, a atividade voluntária será de caráter complementar ao serviço regular do IBL. Principalmente, no que tange a programas, projetos e estudos de organizações da sociedade civil. Especialmente as que trabalham e lutam pelo desenvolvimento da infraestrutura nacional.

O recrutamento de voluntários se dará tanto por meio de chamadas públicas a cidadãos que expressem espontaneamente o desejo de participar ou por iniciativas de transformação social em parceria com o setor público e privado.

Uma das propostas feitas pelo dirigente da Insight foi a da criação da Área Negocial. Dessa forma, seria o setor responsável por mapear possíveis parceiros e investidores sociais. A ideia ensejaria a possibilidade de financiamentos a projetos surgidos no âmbito do voluntariado.

A apresentação recebeu entusiasmada aprovação de todos os que participaram do debate virtual, que, à unanimidade, consideraram como positiva e promissora a criação do programa de voluntariado do IBL.

Enfim, o programa de voluntariado do IBL é uma ideia que vem sendo amadurecida há mais de um ano na instituição, e segundo Tiago Lima, agora ganhou fôlego com a contratação da Insight que, finalmente, vai implementar o programa.

Back to top