Prioridade das ferrovias é ponto comum entre debatedores de webinar

Em mais uma webinar patrocinada pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura-Frenlogi e pelo Instituto Brasil Logística-IBL, sob o tema “Investimento na Malha Ferroviária Brasileira”, debatedores dos setores público e privado concluíram pela prioridade das ferrovias para a infraestrutura nacional.

Participaram do debate online, mediado, mais uma vez, pelo vice-presidente do IBL, Tiago Lima, o senador Wellington Fagundes (PR-MT), presidente da Frenlogi, o deputado Pedro Uczai (PT-SC), presidente da Câmara Temática Ferroviária da Frenlogi, André Kuhn, diretor-presidente da Valec Engenharia, Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Guilherme Penin, diretor de Regulatório da empresa Rumo. e Edinho Bez, diretor de Relações Públicas da Frenlogi.

Senador Wellington Fagundes

Wellington Fagundes

Tiago Lima-IBL
Tiago Lima – IBL

Ao abrir o debate, o senador Wellington Fagundes, após cumprimentar os participantes, resumiu seu pensamento sobre o tema. De acordo com o que expôs, o Brasil não deixará, por muito tempo, de ser um país rodoviário. 

No entanto, diante das “estradas abarrotadas é importante construir a intermodalidade do transporte, no país”, defende Fagundes. “Nesse sentido – complementou – nós acreditamos muito no setor ferroviário”.

Pedro Uczai

Na sequência, o deputado Pedro Uczai enfatizou, na mesma linha, a necessidade de investimento no setor ferroviário. “Trata-se, o modal ferroviário, de um setor estratégico para o futuro brasileiro e, portanto, necessita de investimentos tanto públicos quanto privados”, asseverou o parlamentar.

André Kuhn

André Kuhn e dirigentes da Valec

Após os comentários de Uczai, a palavra foi passada ao diretor presidente da Valec, André Kuhn, que abordou os objetivos da empresa. Segundo ele, as grandes prioridades da Valec são a Fiol (Ferrovia de Integração Leste-Oeste), a Transnordestina e a questão da Infra S/A.

Em sua participação, Kuhn, que estava acompanhado da diretoria da Valec, apelou aos parlamentares pela destinação de emendas orçamentárias à empresa para viabilizar o cumprimentos dos objetivos a que se propõe.

Vicente Abate

Vicente Abate – Abifer

Em seguida, houve a intervenção de Vicente Abate, da Abifer. Conforme revelou o empresário, a indústria ferroviária tem investido pesado na tecnologia. Os recursos, segundo ele, já vão além dos R$ 2 bilhões.

“Nós temos conseguido dar mais produtividade às concessionárias de forma que elas sejam cada vez mais competitivas”, enfatizou o dirigente. Para ele, a Infra S/A, citada pelo presidente da Valec, será uma grande oportunidade para o setor de transporte brasileiro.

Guilherme Penin

Guilherme Penin - empresa Rumo

Enfim, por sua vez, o executivo Guilherme Penin, da empresa Rumo, considerou a importância da prorrogação do contrato da Malha Paulista. Além disso, adiantou informações sobre a captação de recursos volumosos a serem utilizado na expansão da referida malha, no estado do Mato Grosso.

Guilherme defendeu, na esteira de posicionamentos da Valec, sobre a necessidade de investimentos nos portos, para ele, complementação vital às ferrovias. Sobre investimentos no setor, ele concorda com o deputado Uczai sobre a necessidade de investimentos públicos e privados no setor da infraestrutura.

Edinho Bez

Edinho Bez – Frenlogi

No encerramento, o ex-deputado Edinho Bez, de Santa Catarina, agradeceu nominalmente aos participantes. E, atendendo ao mediador Tiago Lima, anunciou a próxima webinar da Frenlogi/IBL. A saber, sobre concessões, PPPs e o intuito de chamar os investidores a apostar no país. Segundo ele, será no dia 17 próximo, neste mês de julho.

Íntegra do debate

ACESSE, NA ÍNTEGRA. A WEBINAR “INVESTIMENTO NA MALHA FERROVIÁRIA BRASILEIRA

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja mais publicações

Eventos

Workshop apresenta novas tecnologias para pesagem veicular no Nordeste

Geral

WELLINGTON FAGUNDES – O novo Marco Legal do Saneamento

Eventos

Webinar Frenlogi-IBL reúne especialistas em debate sobre combustível e logística

Geral

Webinar Brasil Export com reforço IBL-Frenlogi debate sobre Lei dos Portos

Aéreo

Vinte e dois aeroportos serão estudados na 6ª rodada de concessões