Populismo vai deixar herança diabólica, diz presidente da Mercedes

Populismo vai deixar herança diabólica, diz presidente da Mercedes

Populismo vai deixar herança diabólica, diz presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, Philipp Schiemer. “Como é difícil fazer negócios no Brasil. Quem consegue nesse ambiente burocrático?”, diz. Mas o pior, hoje, diz o executivo, é a falta de confiança que o país desperta pela ausência de coordenação para enfrentar a pandemia.

De acordo com o executivo, as estratégias têm seguido “decisões pessoais” e de cunho político. “É uma tristeza o que estamos vendo”, afirmou Schiemer, durante entrevista por vídeo, ao jornal Valor Econômico

Controle da crise

“A confiança do consumidor só vai voltar se a crise da saúde for controlada”. O executivo lembra que na Alemanha, há brigas e opiniões diferentes em relação à pandemia. “Mas no fim são tomadas ações conjuntas e coordenadas”.

O executivo também criticou a proposta de reajuste salarial do funcionalismo. “Não tem cabimento o servidor público pleitear reajuste enquanto o pagador de impostos está morrendo.” 

O dirigente da empresa alemã considera que “em poucos meses, o Brasil perdeu a credibilidade que havia conquistado com as reformas trabalhista e previdenciária”, segundo suas palavras.

Na entrevista ao Valor, Schiemer relatou que faz algum tempo que aguarda aprovação da Anvisa para a empresa produzir um respirador de baixo custo, desenvolvido em conjunto com o Instituto Mauá de Tecnologia. Mas a burocracia não ajuda nem mesmo numa situação de solidariedade emergencial.

Gestão

Já em fase de concluir a gestão no comando da maior produtora de caminhões e ônibus do país, Schiemer diz que se não fosse a pandemia ele estaria, a essa altura, desfrutando de férias na Bahia, antes de assumir nova função na Alemanha. Em fevereiro, a Mercedes anunciou o nome do também alemão Karl Deppen para assumir o comando da operação no Brasil.

Matéria completa no jornal Valor Econômico, edição desta sexta-feira, 15.05.2020, CLICANDO AQUI.