Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Pestalozzi: sensibilidade em favor das pessoas com deficiência

PestalozziHá em funcionamento no Brasil, com forte representação em Brasília, a Associação Pestalozzi, que tem se notabilizado pela eficiência no campo da assistência social, da educação e da institucionalização dos serviços voltados para as pessoas com deficiência no Brasil. Ainda mais, depois da contribuição da educadora e psicóloga russa Helena Antipoff, que introduziu o termo “excepcional”, no lugar das expressões “deficiência mental” e “retardo mental”,

Pestalozzi

A associação toma o nome de um dos mais proeminentes educadores da história humana. De fato, o pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi imprimiu sua marca à Educação, a partir do século XVIII. Antes de mais nada, por ter nomeado a sensibilidade como fundamental para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

A Pestalozzi no Brasil

O movimento pestalozziano, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, no Brasil, completou 93 anos no último mês de outubro. As associações Pestalozzi, as Federações Estaduais e todo o Movimento Pestalozziano se fundam nas premissas: amor e esperança, que sustentam o esforço individual e coletivo pela educação, reabilitação e inclusão social das pessoas com deficiência.

A Pestalozzi no Distrito Federal

A Associação Pestalozzi de Brasília desenvolve ações no Distrito Federal desde 1965, com o atendimento em período integral de pessoas com diversidades funcionais (deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo). Sobretudo,  trabalha para a eliminação da deficiência como um modelo social.

Realiza atendimentos gratuitos para 135 (cento e trinta e cinco) estudantes, desenvolvendo conteúdos de vida prática para a aprendizagem ao longo da vida. E, ainda, habilitação, reabilitação e inclusão social da clientela de adultos, com idade compreendida dos 25 aos 59 anos e 11 meses. Igualmente, a instituição atua com programas especializados construídos para um público-alvo, cujas características não são homogêneas.

Musicalização

Na Associação Pestalozzi de Brasília, a música tem se revelado como instrumento eficaz para a melhoria da aprendizagem. Dessa maneira, os objetivos alcançam descoberta de talentos, construção da autoestima e amplitude de consciência da linguagem. Tudo isto num processo de interação com a mente e emoções.

A atividade estreou no dia 09 de novembro de 2019, concretizando as expectativas de desenvolvimento biopsicosocial, abertura de possibilidades sociais inclusivas e fluidez de emoções familiares.

Parcerias e patrocínios

Face à repercussão positiva da atividade musical foi possível realizar o trabalho pedagógico de musicalização por meio da Banda Pestalovers. Esta, constituída por estudantes do Programa de envelhecimento ativo. Algo que somente foi possível com o apoio de parceiros e patrocinadores, como o Instituto Brasileiro de Logística-IBL, que, ao entrar na parceria, favoreceu a Pestalovers com instrumentos..

E, para que o trabalho continue, é preciso sempre contar com mais parcerias e patrocínios. Portanto, segue o endereço da Pestalozzi em Brasília: Avenida das Nações, Trecho 3, Lote 4, Setor de Clubes Esportivos, CEP: 71.200-000, Brasília – DF. Tel.: (61) 3226-0101/3224-7641/3273-4743. Enfim, o e-mail: pestalozzi.brasilia@gmail.com.

Back to top