Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Entidade descarta proposta de paralisação de caminhoneiros

Paralisação de caminhoneiros. “Não temos como apoiar nenhum movimento de paralisação neste momento. Não vamos ser irresponsáveis de usar uma pandemia como moeda de troca para nos beneficiarmos das nossas demandas”.
A afirmação é do presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo. Assim, o dirigente sindical descarta paralisação mobilizada pelos caminhoneiros autônomos.
Na entrevista concedida ao Estadão, Landim, contudo, diz que pode ocorrer uma paralisação por conta de queda na procura por frete. Wallace Landim, também conhecido como Chorão, foi um dos principais líderes da greve dos caminhoneiros em maio de 2018.
Sobre a possibilidade de paralisação por conta da queda no frete, o dirigente da Abrava considera que “se a indústria e o comércio não voltarem a funcionar, pode haver uma paralisação momentânea”.
Ele explica que essa possibilidade pode ocorrer porque “o transportador não irá sair, por exemplo, de Brasília a São Paulo, somente com carga de ida”. Segundo ele, “isso pode resultar em um desabastecimento até mesmo de alimentos e bebidas”.

Demanda

A Abrava calcula que a demanda por frete rodoviário diminuiu cerca de 40% desde que os estados impuseram medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus. A maior parte da carga transportada, no momento, é de grãos, segundo a entidade.
“Exceto as dificuldades de falta de condições adequadas nas estradas, sem pontos de descanso e para alimentação, o escoamento da colheita está acontecendo sem maiores problemas logísticos”, de acordo com Chorão.
A entidade também defende a flexibilização do isolamento social. “São necessárias algumas medidas para o mercado voltar a reagir, com reabertura gradual do comércio e da indústria, mas seguindo as orientações do Ministério da Saúde”, argumenta Chorão.
Ele destacou que a entidade está em contato com o Ministério da Infraestrutura para resolver os gargalos decorrentes das medidas de quarentena voluntária.

Back to top