Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Transporte coletivo X individual: como enfrentar essa enigma logístico?

Transporte coletivo X individual é questão logística para o novo normal depois de superada a pandemia. Para Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a Covid-19 realçou situação que já era precária.

De acordo com o dirigente, o modelo atual de transporte das cidades é insustentável. Dessa maneira, tanto do ponto de vista ambiental quanto às receitas necessárias para mantê-lo em funcionamento. Desde que. com mínimas condições de qualidade e modicidade tarifária.

Ailton fez questão de mostrar que o cenário pós-pandemia é ideal para reconstruir as estruturas de um novo sistema. De acordo com o que pensa, seria a única chance de salvar a competitividade dos municípios, conferindo-lhes qualidade de vida.

Ailton lembrou que o transporte individual consome 63% de toda a energia não renovável e produz 67% de toda poluição de efeito estufa. “Os impactos foram além dos problemas ambientais”, concluiu.

“Quando colocadas frente a frente com o modelo de cidade que queremos – mais compactas, com distâncias e tempos de viagem menores, predominantemente organizadas em torno de modos de transporte público coletivo não poluentes, e visão zero como premissa para acidentes de trânsito -, nos deparamos com uma realidade ainda adversa”, ressaltou.

Conserto

Consertar esse modelo, ele afirma, é “um dever da sociedade e dos governos em todas as suas instâncias, o que requer ações e atitudes de curto, médio e longo prazo”.

Ailton citou os grandes aglomerados urbanos, como o caso das Regiões Metropolitanas que reúnem vários municípios. Esses aglomerados, segundo destaca, supõem a existência de um planejamento que transcenda os limites geográficos. 

“Basta ver a Grande São Paulo, para percebermos que não é possível planejar cada município descolado de todo o resto. No caso do transporte isso é mais gritante ainda. Planejar em bloco, vendo as cidades como um conjunto de conexões, é algo fundamental, e que precisa ser iniciado o quanto antes.”

Matéria completa acessando o link abaixo:

http://www.antp.org.br/noticias/destaques/a-pandemia-nos-mostrou-que-e-chegado-o-momento-de-as-cidades-reverem-a-questao-da-mobilidade-urbana.html

Back to top