Infraestrutura nacional e eficiência logística em pauta na ANTT

Debates com entidades públicas e privadas revelam panorama de avanços e desafios do segmento; hidrovias ganham destaque na reunião
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Marcelo Perrupato, empresário do ramo de planejamento de modais

Otimizações das Privatizações e Concessões, o Transporte Hidroviário e a Navegação de Cabotagem; a Acessibilidade a Portos e Dragagens; a Eletromobilidade; e o Transporte Aéreo são os temas do Evento realizado na sede da ANTT / Agência Nacional de Transportes Terrestres, em Brasília.

Os desafios pontuados pelos palestrantes têm um fator comum – um planejamento de integração de modais de transporte que ligue o Brasil de ponta a ponta e estimule o crescimento econômico contínuo.

Proprietário de uma empresa de planejamento estratégico de modais, Marcelo Perrupato (vídeo anexo) reflete que o Brasil “destoa da política de transporte realizada na Europa porque não implanta como política pública de ação um projeto de fortalecimento multimodal consciente – um corredor logístico de transporte”.

Mesmo as Hidrovias, consideradas como o modal com custos de transporte mais baratos, enfrentam a falta de prioridade e de investimentos.

O Comandante Reformado Wanderley Nunes, da Marinha, destaca que o modal, mesmo com

Wanderley Nunes, comandante de Mar e Guerra reformado

os gargalos operacionais, é importante para o Brasil.

Em sua palestra, Wanderley Nunes refletiu sobre uma proposta que considere a criação de uma Comissão Interministerial para Recursos das Hidrovias com a participação de representantes dos Ministérios, iniciativa privada e apoio da FRENLOGI – “vinculados à Comissão estariam Arranjos de Produção Locais (APL), formando clusters regionais e englobando administrações das nove Regiões Hidrográficas do país”, propôs.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do IBL

Hugo Leal quer garantir segurança jurídica a MP sobre o setor portuário

Com o objetivo de garantir segurança jurídica e assegurar a recomposição dos custos ex ...

Preço do frete sofre variações, no país, por conta da pandemia

Preço do frete sofre variações, no país, por conta da pandemia. Nas aéreas, cresce at ...

Covid-19: trabalhadores portuários serão escalados remotamente

Covid-19: trabalhadores portuários. Visando evitar grandes aglomerações nos terminais, ...

Pesagem de caminhões suspensa em SP; locais viram áreas de repouso

Pesagem de caminhões é suspensa em São Paulo. Assim, a circulação de produtos ganha e ...
Fechar Menu