Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL e Frenlogi marcam presença no Centro-Oeste Brasil Export

Com a presença do presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), senador Wellington Fagundes (PL-MT), do vice-presidente do Instituto Brasil Logística (IBL)*, Tiago Lima, e do presidente do Conselho do Brasil Export, José Roberto Campos, foi aberto, em Rondonópolis-MT, nesta segunda-feira, 09, o Centro-Oeste Export. O evento reúne autoridades, empresários da região e lideranças do setor logístico e do agronegócio do País. 

Neste ano, pela primeira vez, o Centro-Oeste Export acontece de forma regionalizada e híbrida, com parte dos palestrantes e painelistas no hotel Comfort, e a outra participando remotamente, via Zoom. (Para assistir ao vivo, basta acessar o link bit.ly/AssistaCentroOesteExport e fazer um breve cadastro).

Para o senador Wellington Fagundes, “é importante destacar, no evento, os diversos projetos que beneficiam a região Centro Oeste, mas também é imperativo realçar a necessidade de concretização da reforma tributária, visando impulsionar investimentos em infraestrutura.

A solenidade de abertura foi presidida pelo CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, que lembrou os bons números da produção do agro da região que retratam a sua importância para o País. 

“Afinal, não é por acaso que o Centro-Oeste é considerado o celeiro do Brasil. A região deve produzir quase 126 milhões de toneladas de grãos nesta safra, nada menos do que 46% da produção nacional. Da lista dos 50 municípios com o maior Valor Bruto da Produção agropecuária deste ano, 35 estão localizados nesta pujante região Centro-Oeste”, afirmou.

Primeiro dia

O Centro-Oeste Export iniciou o primeiro dia com a visita de comitiva composta por conselheiros, dirigentes de entidades e empresários ao Complexo Intermodal de Rondonópolis, que abriga, entre outras coisas, o Rondopátio, o maior pátio de triagem de caminhões no Brasil. 

O início das transmissões ao vivo começou às 15h15, com a tarde tecnológica e a palestra “Tecnologias Inovadoras para rastreamento de veículos e cargas”, com Hermano Albuquerque, diretor da Opta3. 

Albuquerque mostrou o que há de mais novo em telemetria, rastreamento e localização de cargas e afirmou que esse é um setor com muitas oportunidades e com grande potencial de crescimento.

Na sequência, foi anunciado o vencedor da etapa Centro-Oeste do Brasil Hack Export. A equipe Navegare Necesse Est, que já participou de todas as etapas, venceu pela apresentação do projeto “Sistema Quati 1.0”, considerado o melhor ao atender o desafio proposto pela Ecodorovias, que era o de tornar mais ágil e eficiente os serviços aos usuários das rodovias.

Ainda à tarde, os momentos patrocinados – espaço reservado para as empresas mostrem um pouco de seu trabalho e sua área de atuação – contou com apresentações da Brado, CNT, IBL, Praticagem do Brasil e Piacentini do Brasil.

À noite

A solenidade de abertura, à noite, contou, além do senador Wellington Fagundes, com representantes de empresas da região, entre elas a Brado Logística, e entidades como a Abol  (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), representada pelo seu presidente, Cesar Meireles, Sérgio Aquino, presidente da Fenop (Federação Nacional das Operações Portuárias), e Arionor Souza, secretário-executivo da Praticagem do Brasil. A abertura também contou com homenagem ao conselheiro do Centro-Oeste Export, Pedro Arantes, morto no dia 2 de outubro último.

Nesta terça-feira

Multimodalidade, potencial econômico e estratégico da região Centro-Oeste, como os fundos de investimento podem atuar no desenvolvimento regional, exportação de produtos e a competitividade da produção agropecuária no exterior são alguns dos temas a serem debatidos nesta terça-feira (10) no Centro-Oeste Export.

Os painéis que acontecem nesta terça-feira (10) são estruturados da seguinte forma: um apresentador e moderador, geralmente conselheiros do Centro-Oeste Export, recebem convidados presencial ou virtualmente. 

Os nomes dos painéis são os seguintes: “O papel estratégico da Sudeco e dos fundos de investimento na retomada do crescimento pós-pandemia de Covid-19”; “O potencial econômico e estratégico da região Centro-Oeste”, “Gargalos do transporte multimodal na região Centro-Oeste”, e “Exportação e competitividade da produção agropecuária brasileira no exterior”.

Entre os convidados estão dirigentes de entidades como Adial (Associação Pró Desenvolvimento Industrial de Goiás), do IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária); Aprosoja Goiás; Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos); Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste); Banco Mundial; Semagro (secretária de meio ambiente e desenvolvimento econômico de MS); Sedec (Secretaria de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade) de Mato Grosso; Secretaria de Indústria e Comércio  de Goiás e Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso).

Serviço

Centro-Oeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Data: de 9 a 10 de novembro

Local: evento online

Inscrições: gratuitas e podem ser feitas no endereço: bit.ly/AssistaCentroOesteExport

(*) Programação: https://forumbrasilexport.com.br/centrooesteexport/centro-oeste-export/programacao-do-centro-oeste-export/

Siga-nos nas redes sociais

Instagram: @brasilexport

Facebook: @ForumBrasilExport

Twitter: @brasil_export

(*) sujeita a alterações

Patrocinadores: Brado Logística, CNT, Piacentini do Brasil, Praticagem do Brasil e T-Grão

Apoio Institucional: Ministério da Infraestrutura

Clayton Freitas

Consultor de comunicação

Fórum Brasil Export

+ 55 11 951-558-377

brasilexportpress@gmail.com

imprensa@unaeventos.com.br

*O Instituto Brasil Logística (IBL) completou cinco anos nesta segunda-feira, 09. A instituição nasceu em 2015, com o objetivo de promover e criar sinergia entre os diferentes modais de transporte possíveis no país, trabalhando sempre em conjunto com a sociedade civil. Fundado e composto por especialistas e técnicos dos diferentes setores de atuação da logística, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e tem como principal atuação, subsidiar de projetos, estudos e informações técnicas, a Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística, no Senado e na Câmara.

Back to top