Neste sentido, o IBL criou seu Programa do Voluntariado, que propõe ações que integram a participação cidadã de voluntários sociais e voluntários profissionais, a cooperação mútua com as organizações sociais, as empresas sociais, projetos sociais de instituições de direito privado, organismos internacionais e órgãos do governo.

O Programa de Voluntariado do IBL, visa tornar-se atividade de relevância pública para a sociedade, com foco de atuação no Distrito Federal.

O Programa de Voluntariado do Instituto Brasil Logística – tem como premissa:

  1. A mútua cooperação entre entidade (IBL) e voluntário (participação cidadã) para a consecução de ações de interesse civil e socioambiental;
  2. Proporcionar a colaboração social como um direito do cidadão;
  3. A responsabilidade social, a solidariedade, a cooperação e o respeito à diversidade para a construção de valores de cidadania e de inclusão social;
  4. A promoção do desenvolvimento local, regional e distrital, inclusivo e sustentável, sejam por sugestões de políticas públicas, projetos, ações ou campanhas.

A atividade voluntária será sempre de caráter complementar ao serviço regular do IBL ao que tange programas, projetos e estudos de organizações da sociedade civil que trabalham e lutam pelo desenvolvimento da infraestrutura nacional, objetivando:

  1. Busca por soluções inovadoras por meio de estudos e projetos com base em torno do setor de transportes, infraestrutura e armazenagem;

2. Proposição de eventos que informam dados relacionados a investimentos em infraestrutura de modo integrado, aplicação de recursos públicos de forma inteligente e com soluções definitivas.