Bem-estar vira gerência específica em RH de empresas

Crédito da foto: CSP Governo de São Paulo

Bem-estar está virando gerência específica dentro do RH, em algumas empresas. É o caso da BASF, que, em janeiro último estabeleceu justamente sua Gerência de Bem-Estar.

Segundo matéria veiculada pelo jornal Valor Econômico, “o objetivo é ter uma equipe pensando exclusivamente a criação e adaptação de ações que impactem o bem-estar dos funcionários”.

Para a titular da Gerência de RH para o bem-estar da empresa, Vivian Navarro, “há mais de 40 anos a empresa tem uma associação que cuida do lazer e esporte para o colaborador. Percebendo grandes oportunidades, reposicionou essa estrutura para o bem-estar, pois quando se tem uma área, fica mais fácil criar ofertas”.

De acordo com o texto, “o bem-estar, na concepção da multinacional, é dividido em diferentes frentes: desenvolvimento da carreira, físico, mental, lazer, social, financeiro e comunidade – onde entra a questão do propósito e o senso de contribuição com a sociedade. “Entendemos que a felicidade é consequência do bem-estar nessas áreas”, afirma Vivian.

Ainda conforme a matéria, durante o isolamento social, foram pensadas atividades como aulas on-line de ginástica e de luta, sessões de mindfulness, de karaokê e lives aos sábados com programação para os filhos dos funcionários. A empresa também levou aos empregados palestras virtuais com psicólogos e especialistas em temas como ansiedade e felicidade.

A programação é pensada para neutralizar as emoções negativas, o que é medido por meio de questionários que exploram como os funcionários estão se sentindo. “O bem-estar veio para ficar, não é só na pandemia”, diz Vivian. “Quando você está forte, quando você se cuida, atravessa melhor períodos de crise ou caóticos.”

A Ativy, uma empresa de tecnologia, também designou um cargo para olhar especificamente o bem-estar de seus funcionários: é o analista de bem-estar e felicidade. Tiago Garbim, CEO da Ativy, explica que a empresa sempre se preocupou com a satisfação de suas equipes, mas, com o crescimento do negócio – hoje são mais de 160 funcionários -, Garbim estava com dificuldade de acompanhar esse tema de perto, como sempre gostou de fazer. “Às vezes, no dia a dia, não consigo olhar para todo mundo. A função desse cargo é garantir que as pessoas estejam bem”, diz.

Assegurar o bem-estar passa por diferentes aspectos, desde a posição adequada da mesa de trabalho e a temperatura adequada da água até o emocional do funcionário. “Os líderes são orientados a conversar, mas às vezes a pessoa não se sente bem para falar disso com o gestor. A nova analista está ali para ouvir.”

Por meio da analista de bem-estar e felicidade a empresa descobriu, por exemplo, uma funcionária que estava morando em uma casa que “não era muito legal” – ela havia se mudado recentemente de São Paulo para Campinas, onde fica a Ativy. Garbim conta que a empresa procurou um apartamento melhor para ela, cuidou do aluguel e customizou a casa do jeito que ela queria. “Pegamos os detalhes e preparamos a casa.”

A nova analista de bem-estar passou por 12 entrevistas antes de ser contratada – normalmente, para outros cargos, a média são cinco conversas durante o processo. “Nesse caso, ela passou por todos os ‘heads’ de área”, diz Garbim. A empresa queria alguém que fosse um bom ouvinte.

Olhar para a experiência do funcionário como um todo – o que inclui bem-estar e felicidade, mas não se resume a isso – foi o caminho adotado por outras companhias, como Magazine Luiza e Salesforce.

Na multinacional de tecnologia, a área de RH se chama “employee success”, ou “sucesso do funcionário”. “Isso porque, todos os dias, a gente pensa no que é preciso para o colaborador ter sucesso e se desenvolver dentro da empresa”, afirma Priscila Castanho, diretora de employee success para América Latina na Salesforce. “Como o cliente está no centro da empresa, prezamos o sucesso do cliente interno também.” Essa jornada vai desde a busca do candidato no mercado até o “onboarding” e a integração. Uma vez dentro da companhia, existem benefícios específicos para apoiar o bem-estar do funcionário, como um valor de R$ 400 que pode ser gasto pelo empregado ou um familiar com atividades como yoga, pilates ou aluguel de bicicleta. As pesquisas de clima medem, entre outros aspectos, o bem-estar e balizam os programas. “Usamos para entender o que está acontecendo e, se é preciso, alteramos o programa.”

No Magazine Luiza, em maio do ano passado foi criado o cargo de especialista em employee experience. A psicóloga e psicanalista Cristina Mestres, que ocupa o posto, diz que entrou na companhia justamente para levar o conceito de experiência do funcionário para a empresa. “O conceito de experiência do colaborador nasce do mesmo conceito de experiência de ponta a ponta”, afirma.

O papel de Cristina é diminuir a fricção entre os processos, para que o funcionário tenha uma experiência melhor. Somente o processo de “onboarding”, ela conta, envolve 21 áreas diferentes da empresa – seleção, departamento pessoal, saúde e segurança, TI, compras,integração de cultura, integridade e compliance, para citar alguns. O objetivo da área de “employee experience” é fazer dessa experiência a melhor possível para o funcionário, analisando tudo o que envolve o empregado.

Uma plataforma de gestão da experiência do funcionário e pesquisas internas ajudam a equipe a ter dados para aprimorar a jornada do empregado. Com base nisso, na pandemia, o Magazine Luiza passou a oferecer o serviço de psicologia a distância. Desde o começo do isolamento social já foram cinco pesquisas. “Vimos que os colaboradores têm dores diferentes,” diz Cristina. “Eu não sei se a gente dá conta da felicidade das pessoas, mas entendemos que a performance está ligada ao bem-estar e usamos indicadores para saber como estão as equipes.”

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