Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Agronegócio deve crescer no PIB brasileiro de 21.4% para 23,6%

Agronegócio deve crescer no PIB brasileiro de 21,4% para 23,6%. A informação procede de levantamento feito pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). De acordo com as previsões, o Valor Bruto da Produção atingirá R$ 728,6 bilhões, aumento de 11,8% sobre 2019, maior cifra em reais da história do setor.

Assim, a informação ganhou destaque no portal do jornal Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, 01. Não apenas no Estadão, como também no Valor Econômico, os dados do agronegócio inspiraram matérias sobre economia.

Aqui, no site do IBL, o desempenho do agronegócio ganhou destaque neste domingo, 31, a partir das informações levantadas pelo Valor. Dessa maneira, em matéria sob o título “Agropecuária cresce 0,6%, embora PIB tenha caído 1,5%”. 

“O dólar alto e os preços firmes das commodities beneficiaram a agricultura”, disse Renato Conchon, coordenador econômico da CNA. Portanto, a entidade prevê que o PIB nacional caia 5,8%, previsão que ainda pode ser revista para um número maior.

Primeiro trimestre

De acordo com dados do IBGE, o PIB da agropecuária avançou 0,6% em relação ao último trimestre de 2019. Enquanto isso, toda a economia do país encolheu 1,5%, informou o instituto na última sexta-feira. As informações são referentes ao 1º trimestre deste ano.

Conforme destaca o Estadão este ano os produtores colheram sua maior safra de grãos – de 250 milhões de toneladas. Ademais, adianta o texto, a expectativa é de que o desempenho possa se repetir em 2021. Mais capitalizados, parte dos produtores rurais já começou a adquirir insumos para o próximo plantio, diz a matéria.

“Neste mês de maio, os produtores já travaram o preço de 32% da safra do ano que vem, que ainda nem foi plantada. No passado, na mesma época, apenas 8% da produção tinha sido vendida antecipadamente. Em 2017, esse volume era praticamente zero”, disse José Carlos Hausknecht, diretor da MB Agro, uma da principais consultorias de agronegócio do País.

Matéria completa no link do Estadão:

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,com-receita-recorde-agronegocio-vai-aumentar-participacao-no-pib-do-pais,70003320605

Back to top